Dicas  »  Saúde

Dicas para depilação com lâmina

As mais apressadas que não gostam de esperar os pelos crescerem totalmente podem relaxar: lâmina não engrossa os pelos e não estraga a pele. E pode, sim, ser usada não apenas para as pernas, mas também para axilas e virilha – desde que com cuidado nas áreas mais sensíveis, além de usando os cremes pré e pós depilatórios sempre. Por mais que não seja dos métodos mais eficientes, já que em menos de uma semana os pelos geralmente voltam a crescer, muitas mulheres preferem usar a lâmina porque é um jeito rápido, prático e barato de se livrar deles. Além disso, é um ótimo jeito de acabar com os pelos numa emergência.

Mas esse tipo de depilação também tem seus truques. A dermatologista Carolina Marçon dá as dicas:

– Pele sempre molhada

Não só molhada, como limpa. O ideal é usar um sabonete neutro para evitar possíveis irritações, e em seguida usar a lâmina. “Além da água, é importante usar um creme depilatório que torna o pelo maleável – e isso ajuda a lâmina a deslizar mais facilmente, além de diminuir bastante a chance de você se cortar”, explica a doutora. Não tem creme específico em casa? O condicionador de cabelo faz o mesmo papel.

– Hidratação é essencial

Além de cuidar da pele a ser depilada antes, também é necessário fazer o mesmo depois. “Uma loção ou creme pós-depilatório tem propriedades calmantes e antissépticas, o que faz bem para a pele”, afirma Carolina. Mas aquela história de que o pelo fica mais grosso depois é balela. “O que acontece é que os pelos são mais finos na ponta e vão engrossando conforme chegamos perto da base. Quando a lâmina corta rente à pele, essa parte mais grossa fica aparente, por isso a impressão de que ele engrossou”.

– Pelos encravados e alergias: cuidado

Cada pele tem uma sensibilidade diferente. “Há pessoas que desenvolvem uma reação alérgica ao níquel, componente da lâmina. Nesse caso, não tem jeito: é necessário suspender o uso”, alerta a doutora. Outro perigo é o de foliculite, ou seja, encravamento de pelos, mais comum mesmo entre os tipos de pele mais resistentes. Para evitar, é preciso passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos, e não ao contrário. “Se você passa a lâmina no sentido oposto, antes de cortá-lo ela faz uma tração mecânica que empurra o pelo para dentro da pele e isso pode causar inflamações”. Uma foliculite grave pode exigir cuidados específicos, como o uso de antibióticos. Nesse caso, consulte um dermatologista.     Fonte

RISCOS E VANTAGENS DA DEPILAÇÃO … – sites no brasil

COMO ACABAR CON OS PÊLOS ENCRAVADOS … – sites no brasil

DEPILAÇÃO DEFINITIVA NO BRASIL – sites no brasil

Depilação com linha no Brasil – sites no brasil

DEPILAÇÃO NO BRASIL – sites no brasil

Comente este artigo :

Tags: , ,