Capela Sistina é fechada e preparada para o conclave

Capela Sistina é fechada e preparada para o conclave

A Capela Sistina, onde tradicionalmente são realizados os conclaves, começará a ser preparada nesta terça-feira para receber os 115 cardeais que escolherão, em data ainda não definida, o sucessor de Bento 16, informou hoje o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O local foi fechado nesta terça-feira para o público às 13h local (9h de Brasília) para que um grupo técnico iniciasse os trabalhos de acondicionamento do santuário.

A primeira coisa a ser feita será cobrir o chão da capela para evitar danos. Além disso, serão instaladas as cadeiras e mesas onde os 115 cardeais permanecerão.

Também serão colocadas duas chaminés, uma onde as cédulas com os votos serão queimadas e outra na qual sairá a fumaça branca que indica ao mundo que os cardeais elegerão um novo papa, ou negra, que significa que a Igreja segue sem pontífice.

Segundo o site dos Museus Vaticanos, complexo que integra a Capela Sistina, este espaço permanecerá fechado ao público até uma data que ainda não foi estabelecida, já que nem o conclave para escolha do novo pontífice foi definido.

Durante esse período, os visitantes também não poderão frequentar, ao longo do percurso pelos Museus Vaticanos, o Apartamento Borgia e a Coleção de Arte Religiosa Moderna.

A Capela Sistina foi construída em 1484 para o papa Sisto 4º, o que originou seu nome, mas foi Júlio 2º que encarregou Michelangelo de fazer sua decoração. Os afrescos do gênio renascentista foram inaugurados com uma missa solene, realizada na véspera da Festividade de Todos os Santos, no dia 31 de outubro de 1512.

Os afrescos representam nove cenas do livro dos Gênesis, como “Criação da luz”, “Pecado Original” e “Dilúvio Universal”, sendo que, quase 20 anos depois, Michelangelo retornou à Capela Sistina para realizar o “Juízo Final” na parede do altar, uma encomenda feita por Clemente 7º.

A Capela Sistina, onde se encontra a chaminé da qual sairá a “fumaça branca”, símbolo da confirmação da escolha do novo pontífice, também abriga obras de importantes artistas do Renascimento, como Botticelli, Ghirlandaio, Pinturicchio e Signorelli.     Fonte

Cardeal alemão Joseph Ratzinger é o novo papa

MICHELANGELO NO BRASIL

Tudo pronto para a escolha do papa

Comente este artigo :

Tags: , , , ,