Francisco é mais simples que Bento 16

Francisco é mais simples que Bento 16

Desde as suas primeiras aparições públicas, Francisco e seu antecessor, o Papa Emérito Bento 16, mostraram dois estilos diferentes, não só em seus atos e palavras, mas também na forma de se vestir.

BRANCO CONTRA VERMELHO – Em sua aparição no balcão da praça São Pedro, Jorge Bergoglio exibiu um estilo austero, com o branco na batina, na esclavina (pequena capa usada sobre a túnica) e no solidéu (gorro de seda) como cor predominante.

Totalmente contrário ao vermelho intenso das roupas de Bento 16 quando, em abril de 2005, saiu no balcão para saudar pela primeira vez os fiéis com uma estola vermelha com bordados dourados e uma esclavina também vermelha sobre sua batina branca, seguindo a tradição de muitos papas antes dele.

Em outra amostra da mudança de estilo, Francisco apareceu no balcão sem estola para dirigir-se aos fiéis e somente colocou-a durante a breve bênção ‘Urbi et Orbi’. Logo depois quis ele mesmo tirá-la, e rapidamente um sacerdote veio correndo para ajudar.

CRUZ DE FERRO, CRUZ DE OURO – Nos primeiros dias de seu pontificado, outro detalhe chamou atenção na indumentária do novo Papa: sua cruz de ferro. Se trata da mesma cruz que usa desde que foi proclamado bispo de Buenos Aires. Segundo seus colaboradores, nunca mudou durante sua etapa como arcebispo e é possível que a mantenha ao longo de seu pontificado.

Bento 16, pelo contrário, seguindo mais uma vez a tradição, usou desde o primeiro dia cruzes de ouro, algumas ricamente decoradas usadas nas grandes cerimônias católicas.

SAPATOS VERMELHOS, SAPATOS PRETOS – A única originalidade que Bento 16 se permitiu em suas vestimentas foram seus surpreendentes sapatos vermelhos, gerando boatos de que poderiam ser de uma marca de luxo. Mas, na verdade, era uma velha tradição que João Paulo II havia abandonado e que o Papa alemão recuperou, onde o vermelho no calçado simboliza os mártires da Igreja e o sangre de Jesus Cristo.

Em vez do vermelho, Francisco optou até agora por sapatos pretos mesmo que, segundo a versão de um porta-voz do Vaticano, a cor não tenha nada de simbólica e tenha uma razão muito mais terrena. Ao que parece, antes de viajar para para o conclave, um amigo disse a Francisco que ele não poderia ir a Roma com os sapatos que tinha, “em muito mal estado”, e o presenteou com novos, os mesmos que usa até agora.

Outro detalhe surpreendente são as calças pretas que Francisco usou em várias ocasiões dos primeiros dias de seu pontificado. “Quando se viu um Papa vestido dessa forma?” estampou o jornal italiano ‘La Stampa’, ressaltando o preto aparente sob a batina branca.

O ANEL DO PESCADOR – Também há diferenças no Anel do Pescador, um dos principais símbolos do poder papal. O do papa Francisco será de prata dourada, mais simples que o de ouro maciço que usava Bento 16, como muitos de seus antecessores.

É um modelo feito pelo artista italiano Enrico Manfrini, conhecido como “o escultor dos Papas”, e que representa São Pedro, o fundador da Igreja, com as chaves do reino de Deus.    Fonte

Jorge Mario Bergoglio (Argentino) é o Papa Francisco I – Fotos

Quem é a Mulher que agrediu o Papa?

QUEM É JOSEPH RATZINGER, O NOVO PAPA BENTO XVI?

Padres brasileiros pedirão ao Vaticano o fim do celibato

Padre é indiciado por abuso sexual no Rio

Comente este artigo :

Tags: , , , , ,