Politica  »  Principais  »  Religião  »  Sociedade

Polêmica: Israel implanta ônibus separados para palestinos

Polêmica: Israel implanta ônibus separados para palestinos

Em medida polêmica, o Estado de Israel implantou na última segunda-feira (5) linhas de ônibus que só poderão ser utilizadas por palestinos. A linha Afikim será responsável por transportar os passageiros de origem árabe, que possuem restrições para entrar em alguns lugares no país.

As linhas levarão os palestinos que vivem em assentamentos e trabalham em Israel para seus postos de trabalhos sem que tenham muito contato com os habitantes judeus do país. Em entrevista ao jornal ‘Haaretz’, a ativista Ofra Yeshua-Lyth afirma que o tratamento dado aos palestinos nos ônibus era o pior possível.

‘Vi certa vez um policial parar um ônibus e ordenar que todos os palestinos descessem, apresentassem seus documentos e seguissem a pé para um local pré-determinado, pois não possuiam permissão para estar naquela área’, afirma ela.

Professor de Direito na Universidade de Tel Aviv, Eyal Gross se colocou contra a medida do governo em artigo publicado no Haaertz, no qual ele afirma que as linhas exclusivas ‘lembram a segregação racial nos Estados Unidos em 1896 e aproxima Israel do apartheid da África do Sul’.

‘O episódio dos ônibus é apenas mais uma camada na anexação de fato dos territórios ocupados a Israel, anexação que é acompanhada pela instituição de um regime de segregação e obviamente desigual entre judeus e palestinos’, afirma Gross.

O Ministério dos Transportes de Israel se defende das acusações de segregacionismo e afirmou por meio de nota que a medida foi tomada visando a melhoria do serviço.

‘As novas linhas de ônibus têm o objetivo de melhorar o serviço para os trabalhadores palestinos que entram em Israel pelo ponto de checagem de Eyal. Não há qualquer instrução para impedir os trabalhadores palestinos de viajarem nas linhas de transporte público em Israel ou na Judeia e Samária’, diz a nota oficial.   Fonte

INFORMAÇÕES SOBRE ISRAEL

Irã produz arma nuclear

JUDAÍSMO NO BRASIL

Cientistas usam técnica de sutura com laser

GUERRAS ÁRABE-ISRAELENSES NO BRASIL

Comente este artigo :

Tags: , , , ,