Brasil é o 33º de 36 países no ranking de bem-estar

Brasil é o 33º de 36 países no ranking de bem-estar

A Austrália ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo no ranking de bem-estar da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil subiu uma posição em relação ao ano passado e ficou em 33º lugar, de um total de 36 países avaliados segundo indicadores de emprego, renda, moradia, meio ambiente, saúde e satisfação pessoal.

A Austrália conseguiu ficar por mais um ano à frente de outros países conhecidos pela alta qualidade de vida, como Suécia e Canadá. Segundo a imprensa australiana, o bom desempenho do país está relacionado ao vigor de sua economia, que cresceu durante 21 anos consecutivos sem uma recessão, mesmo com as crises econômicas do período. O índice de desemprego da Austrália em abril é de 5,5%, contra a média de 12,1% da zona do euro. A taxa brasileira de desemprego ficou em 5,8%.

Os australianos avaliaram sua qualidade de vida com uma nota de média 7,2, e cerca de 84% deles disseram ter mais experiências positivas do que negativas em seu cotidiano. Já os brasileiros alcançaram uma média de 6,7, com 82% dos entrevistados reportando mais experiências positivas do que negativas. Outros indicadores apontam uma distância maior entre Brasil e Austrália, como, por exemplo, a educação. Os estudantes australianos conseguiram uma média de 519 pontos em um teste de leitura, matemática e ciência realizado pela OCDE. Os brasileiros ficaram bem atrás, com 401 pontos. Expectativa de vida é outro indicador que mantém o Brasil atrás dos países mais desenvolvidos. Os australianos têm uma expectativa de vida de 82 anos, contra 73 dos brasileiros.

O ranking da OCDE compara os 34 membros do grupo, a maioria deles desenvolvidos, e dois “parceiros-chave”, que são Brasil e Rússia. A entidade usa 11 indicadores para medir o nível o bem-estar das nações com o objetivo de entender de que forma fatores como educação, moradia e meio ambiente contribuem para o bem-estar das nações.

Confira o ranking completo da OCDE:

1. Austrália
2. Suécia
3. Canadá
4. Noruega
5. Suíça
6. Estados Unidos
7. Dinamarca
8. Holanda
9. Islândia
10. Grã-Bretanha
11. Nova Zelândia
12. Finlândia
13. Áustria
14. Luxemburgo
15. Irlanda
16. Bélgica
17. Alemanha
18. França
19. Eslovênia
20. Espanha
21. Japão
22. República Tcheca
23. Itália
24. Israel
25. Polônia
26. República Eslovaca
27. Coreia do Sul
28. Portugal
29. Hungria
30. Grécia
31. Estônia
32 Rússia
33. Brasil
34. Chile
35. México
36. Turquia      Fonte

SERVIÇOS EM SEGURANÇA E BEM-ESTAR NO TRABALHO NO …

TERCEIRA IDADE NO BRASIL

Comente este artigo :

Tags: , ,