Dicas para usar os alimentos para se proteger contra a gripe

Dicas para usar os alimentos para se proteger contra a gripe

As temperaturas já começam a cair com a proximidade do inverno, época em que gripes e resfriados são comuns. Doenças que podem ser evitadas com uma boa alimentação.

Segundo a médica nutróloga Sandra Lúcia Fernandes, uma dieta saudável e rica em vitaminas C e E estimula a imunidade e pode ser o melhor remédio para se proteger das gripes e dos resfriados.

“Nessa época mais fria, muita gente diminui o consumo de frutas e sucos naturais e justamente quando nosso corpo mais precisa deles”, contou.

A Vitamina C está presente na maioria das frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, tangerina, abacaxi e maracujá – mas também está no mamão e na abóbora. A maioria destes alimentos tem a quantidade diária necessária de vitamina C para um adulto.

Segundo informações do Bom Dia Brasil, os alimentos probióticos também são importantes. Além de ajudar no combate à gripe, mantêm o intestino funcionando bem. Outra coisa boa é ingerir ômega-3, presente em peixes como o atum e a sardinha. Para quem gosta, vale também fazer uso dos chás, a maioria é rica em ácido fólico, e do alho, que é um antibiótico natural.

Outros cuidados

Sandra lembra que um dos cuidados essenciais para evitar a gripe no inverno é manter o hábito de lavar as mãos frequentemente. Muitas vezes, é através delas que o vírus é transmitido.

Outra dica muito importante é manter a hidratação com a ingestão de águas e líquidos – como sopas e caldos, perfeitos para os dias de temperaturas mais amenas.

“Quando estamos bem hidratados, evitamos o acúmulo de secreções no corpo. Vamos expectorar melhor. É uma época mais seca, por isso precisamos tomar muitos líquidos. uma boa pedida é o caldo de couve, que aquece, hidrata e é fonte de vitaminas”, conta.

Outro hábito interessante, principalmente para quem sofre com as rinites alérgicas, é lavar as narinas com soro fisiológico. “O tempo seco levanta poeira, e o nariz entope mais, principalmente à noite”, lembra Sandra. (Com informações do Bom Dia Brasil)

Saúde em dia

Os alimentos

Dieta equilibrada
Uma dieta rica em vitaminas C e E, com frutas, legumes e verduras, estimula o sistema imunológico

Vitamina C
A maioria das frutas cítricas, como laranja, tangerina, abacaxi, acerola e maracujá, tem a quantidade necessária para um adulto. Mamão e abóbora também são boas fontes

Vitamina E
Pode ser encontrada nas castanhas, no leite e na manteiga

Outros alimentos
Aposte também nos probióticos – como cereais – que mantêm o intestino funcionando; no ômega-3 – presente no atum e na sardinha–; nos chá; e no alho, que é um antibiótico natural

Outros cuidados

Hidratação
Beber muita água no inverno, que é uma época seca, também ajuda a não acumular secreção e expectorar melhor. Os caldos, como o de couve, também são boas opções

Lavar as mãos
É uma dos melhores hábitos para se prevenir a gripe e os resfriados

Soro no nariz
Ajuda a limpar os resíduos de poeira e a prevenir o ressecamento que ajuda a provocar o entupimento       Fonte

DIETA DE FRUTAS E VERDURAS NO BRASIL

FRUTAS NO BRASIL

ALIMENTOS HORTIFRUTÍCOLAS NO BRASIL

DIETA PARA LIMPEZA DO ORGANISMO NO BRASIL – sites no brasil

RECEITAS COM FRUTAS NO BRASIL

DIETA DO CHOCOLATE NO BRASIL

Frutas no Brasil – sites no brasil

Comente este artigo :

Tags: , ,