Saiba os beneficios do milho para você

Saiba os beneficios do milho para você

Levante a mão que consegue resistir ao milho na festa junina! Presente em diversas preparações e super versátil, o alimento atende a todos os paladares: está no prato daqueles que gostam de doces e apelam para os bolos e broas de fubá, pamonhas, canjicas e curaus e dos que são mais chegados a um petisco salgado como o milho cozido, o creme de milho e a polenta. E sabe o que vai junto, de brinde? Saúde. Isso mesmo! O cereal é um excelente alimento e seus benefícios agem em todo o corpo. Estudos já comprovaram que o milho reduz o colesterol LDL e protege contra doenças cardíacas, diabetes e hipertensão.

De acordo com a nutricionista Betina Ettrich, o milho, como todo o cereal, é rico em carboidratos. Mas não é só isso! «Também contém fibras, vitamina E e vitaminas do complexo B, além de sais minerais como potássio e fósforo», esclarece a especialista. Estão presentes, ainda, a vitamina B5, vitamina C, ácido fólico, magnésio, ferro e zinco. E você deve estar se perguntando como esses nutrientes se transformam em benefícios para a saúde, não é? Para começar, os carboidratos tem como principal função fornecer energia e as fibras melhoram o funcionamento intestinal favorecendo a eliminação de toxinas do organismo, aumentam a saciedade e ajudam a diminuir a absorção das gorduras.

Os minerais também dão uma excelente contribuição ao organismo. «O potássio ajuda a manter os níveis de fluidos balanceados, além de ser um elemento principal dos tecidos musculares. Outro mineral presente no milho é o fósforo, essencial para ossos e dentes fortes e que ajuda a manter o pH do sangue balanceado. Ele também é vital para o metabolismo de carboidratos, formação de proteínas e transporte de gorduras», ressalta Betina. O ferro também merece destaque: a deficiência desse nutriente é a causa mais comum de anemia, problema que pode causar falta de ar, cansaço, fraqueza muscular, baixa imunidade, redução da capacidade de concentração, taquicardia, queda de cabelo, fraqueza nas unhas e até mesmo infertilidade.

A nutricionista explica, ainda, que a vitamina E presente no milho auxilia na manutenção do sistema reprodutor, sistema nervoso e musculatura. «Além disso, é antioxidante, combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, e anticoagulante», diz. Os antioxidantes são extremamente importantes para a boa saúde pois também ajudam na prevenção de doenças como o câncer e Alzheimer, além de evitar a perda da visão relacionada à idade.

O milho é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B. «A vitamina B1 (tiamina) é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração, e atua estimulando o apetite. A vitamina B2 (riboflavina) é essencial para o crescimento e importante no metabolismo dos carboidratos e das proteínas. Protege a saúde das membranas das mucosas e tecidos úmidos que cobrem os olhos, a boca, o nariz e a garganta», explica a nutricionista. Além disso, proporciona pele, unhas e cabelos saudáveis. Uma aliada e tanto da beleza! Já a vitamina C aumenta a imunidade e previne contra infecções e o ácido fólico é fundamental na formação dos bebês.

O cereal também se destaca entre os alimentos bons para quem está de dieta pois alivia a vontade por doces. «Normalmente, a vontade de comer doces ocorre quando os níveis de glicose no sangue ficam baixos, já que o açúcar é o carboidrato de mais rápida absorção. Assim, por também ser fonte de carboidrato – apesar de ser um carboidrato complexo, com absorção mais lenta -, o milho aumenta os nossos níveis de glicose e pode, sim, contribuir para uma menor compulsão pelos doces», observa Betina. Por sua porção energética o milho também tem lugar reservado no cardápio dos atletas. «É um bom alimento para os esportistas de todas as modalidades, contribuindo para um melhor desempenho durante os exercícios, além de atuar na recuperação muscular pós-exercício», revela a especialista.

Apesar de poder ser usado em diversos preparos, a melhor forma de consumir o milho é in natura. Betina alerta que ele deve substituir outra fonte de carboidrato na refeição. Uma sugestão é cozinhá-lo, com pouco sal e sem adição de gorduras (manteiga, margarina e óleo). No entanto, todo mundo vai concordar que o milho também vai muito bem em cereais matinais e na forma daquela pipoquinha! Só é bom lembrar que a forma de apresentação do milho interfere na quantidade de calorias que ele apresenta. Normalmente, 100 gramas do milho in natura possuem cerca de 130 calorias. «O preparo da receita, assim como os alimentos que forem adicionados ao milho, irá determinar a quantidade de calorias do prato. As comidas de festas juninas que utilizam o milho como principal ingrediente normalmente são mais calóricas por terem adição de leite integral, açúcar e leite de coco», diz.

Ficou com água na boca mas está insegura para comprar o milho? A gente te dá uma mãozinha. «As melhores espigas são as que estão macias e que têm as palhas verdes e não secas. Deve-se verificar se os grãos estão sem manchas ou buracos», ensina a nutricionista. Em casa, deve-se conservar as espigas na geladeira, dentro de saco plástico, sem remover a palha.

Agora que tal entrar no ritmo do período? Betina Ettrich indicou duas receitas para festas juninas, com preparações mais leves e saudáveis, com menor quantidade de gordura. Agora ninguém tem desculpa para deixar de provar os quitutes típicos. Veja:

Bolo de farinha de milho

Ingredientes

  • 4 ovos

    beneficios do milho para você

    beneficios do milho para você

  • 2 copos de suco de laranja (espremer 3 laranjas e completar com água)
  • 2 copos de açúcar mascavo ou adoçante culinário
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 copos de farinha de milho
  • 1 colher de sopa de fermento em pó para uso culinário
  • Creme de arroz para untar

Modo de fazer

  • Bata tudo no liquidificador e leve ao forno preaquecido em assadeira untada e polvilhada com creme de arroz.

Canjica

Ingredientes

  • 10 espigas de milho
  • 500 ml de leite desnatado
  • 500 ml de leite de coco light
  • 1 xícara de adoçante culinário
  • 2 colheres de sopa de margarina light

Modo de fazer

Ralar as espigas e liquidificar com o leite desnatado. Passar na peneira e levar ao fogo com os demais ingredientes, mexendo sempre até ficar com consistência cremosa. Despejar em uma travessa e polvilhar com canela em pó.    Fonte

SEMENTES NO BRASIL

Receita de Coelho à Francesa – sites no brasil

Receita de Cuzcuz à Paulista – sites no brasil

Alimentos antioxidantes ajudam a dormir mais e melhor

Receita de Cheesecake ao Molho de Framboesas – sites no brasil

INDÚSTRIAS DE GRAÕS NO BRASIL

Comente este artigo :

Tags: , , , ,