Saiba por que é necessário escovar a língua

Saiba por que é necessário escovar a língua

Na linguagem popular usamos o termo ‘escovar os dentes’, o que sugere que devemos apenas limpar os dentes. Na verdade, o mais correto é fazer a higiene bucal, uma vez que é necessário escovar, além dos dentes, a gengiva e a língua. A limpeza da gengiva é feita no mesmo movimento de escovação dos dentes e também durante o uso do fio dental. No caso da língua, a grande maioria das pessoas não faz a higienização, seja por desconhecimento ou por preguiça.

Costumo brincar com os meus pacientes que a língua é como o tapete da sala. Se você limpar os móveis e deixar o tapete sujo, rapidamente a poeira do tapete vai acabar sujando tudo ao redor. Pois bem, se você limpar apenas os dentes, as bactérias e restos alimentares que estão na língua, irão sujar os dentes novamente.

A língua deve ser escovada todas as vezes que você for fazer a higiene bucal, ou seja, pelo menos três vezes ao dia. Isto ajuda e prevenir infecções bucais e evitar a halitose. Existem no mercado hastes flexíveis específicas para a higiene da língua. Caso não possua uma, pode-se limpar com as escova mesmo. Antes de iniciar, observe a coloração da língua. Se ela estiver esbranquiçada é sinal de que há um acúmulo grande de sujeira. Em pessoas fumantes a língua pode ficar com uma coloração amarelada. Com o uso dos limpadores de língua, basta raspar da região mais posterior até a ponta, quantas vezes forem necessárias para limpar toda a superfície. Com a escova de dente, faça movimentos de vai e vem diversas vezes. Muitos pacientes relatam que a escova pode provocar ânsia, o que dificilmente ocorre com o uso de limpadores de língua. Após a limpeza observe se toda a língua apresenta uma coloração rosada, o que indica que ela está limpa.

A língua também é um termômetro da sua saúde. Alterações de cor e textura podem indicar anemias, deficiências de vitaminas, infecções por fungos, problemas gástricos, problemas respiratórios, diabetes, desidratação, entre outros. A presença de ulcerações persistentes deve ser investigada pelo médico ou dentista, pois nos casos mais graves pode ser um câncer bucal.

Cuide bem da sua língua e acostume-se a observá-la de vez em quando. Caso perceba alguma alteração é indispensável procurar um especialista.      Fonte

Dicas para disfarçar e eliminar o mau hálito

como disfarçar imperfeições do rosto com maquiagem no brasil

PRODUTOS PARA HIGIENE BUCAL NO BRASIL

Cómo evitar as cáries na infância – sites no brasil

BRANQUEAMENTO DE DENTES NO BRASIL

EMPRESAS DE CUIDADOS PESSOAIS NO BRASIL

PREVENÇÃO BUCAL NO BRASIL

Conheça tratamentos para cabelos frágeis

Saiba como fazer a higiene do cão

Saiba como deve cuidar dos seus dentes – sites no brasil

Comente este artigo :

Tags: , , , , ,

Enquete do dia

Você usa Redes Sociais?

View Results

Cargando ... Cargando ...