Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Noticias destacadas da Copa do Mundo Sudafrica 2010

 

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DE CAMARÕES

Apesar de terem perdido um pouco do brilho desde que surpreenderam o mundo na Copa do Mundo da FIFA 1990, os camaroneses definitivamente não podem ser subestimados na África do Sul 2010. Camarões é um autêntico representante do melhor do futebol africano, e isso se reflete na posição ocupada pelo país no ranking da FIFA: 11ª, a melhor do continente.

Camarões já esteve cinco vezes no Mundial, um recorde na África. Na Itália 1990, conseguiu chegar às quartas-de-final, marca somente igualada por Senegal, em 2002. Mas, desde aquela campanha vitoriosa, nunca mais passou da primeira fase. Nas três últimas participações, o país ganhou apenas uma das nove partidas que disputou. Além disso, ficou de fora da Alemanha 2006 ao perder um pênalti no final do último jogo das eliminatórias, contra o Egito. Mas o longo caminho até a África do Sul 2010 deu um novo ímpeto à seleção. Por isso, a torcida espera que este grupo repita o feito da geração de Roger Milla e François Oman-Biyik, que entrou para a história em 1990.

O caminho à África do Sul
Vencer o Marrocos por 2 a 0 no jogo decisivo das eliminatórias pode até ter sido fácil, mas na realidade Camarões precisou de uma virada completa na campanha que vinha fazendo para conseguir se classificar. Após iniciar a fase final com apenas um ponto em duas partidas, os camaroneses acumularam quatro vitórias seguidas e, com isso, garantiram a vaga. Foram dois triunfos na mesma semana contra o Gabão, adversário direto no grupo (2 a 0 fora de casa e 2 a 1 na volta), e uma goleada de 3 a 0 sobre o Togo, além do confronto final contra os marroquinos. Animada pela boa atuação da defesa, que conta com os experientes Geremi Njitap, Rigobert Song e o goleiro Idriss Carlos Kameni, a seleção camaronesa sofreu apenas dois gols nas seis partidas da fase final das eliminatórias.

As estrelas
Artilheiro de Camarões nas eliminatórias com nove gols em 11 partidas, Samuel Eto'o é um dos maiores craques do futebol mundial no momento e, portanto, o homem que deve dar mais trabalho às defesas adversárias. O promissor Pierre Webo é outra ameaça do setor ofensivo camaronês. Jean Makoun, Stéphane Mbia e Alex Song formam um meio-campo de qualidade e forte na marcação, enquanto que Rigobert Song, Geremi e Kameni dão segurança à defesa.

O técnico
A sorte dos camaroneses nas eliminatórias só começou a mudar com a chegada do francês Paul Le Guen ao comando da seleção. Famoso pela seriedade, o técnico de 45 anos já havia treinado grandes clubes, como Lyon, Glasgow Rangers e Paris Saint-Germain. Ele assumiu Camarões no lugar do alemão Otto Pfister, que deixou o cargo depois do fraco desempenho do selecionado no início da fase final do torneio classificatório. Le Guen levou profissionalismo ao grupo e foi o responsável pela visível mudança de atitude dos jogadores camaroneses. Uma das suas decisões mais polêmicas foi tirar a faixa de capitão de Rigobert Song, líder da seleção havia muito tempo, e entregá-la a Samuel Eto'o, três vezes melhor jogador africano. A mudança, no entanto, deu bons resultados e acabou sendo exatamente o que faltava aos dois atletas e ao plantel.

Participação anterior
>> Camarões foi eliminado na primeira fase na Espanha 1982, apesar de não haver sofrido nenhuma derrota. Com três empates, acabou perdendo o segundo lugar do grupo para a Itália no número de gols marcados.

>> Os camaroneses já disputaram 17 partidas no Mundial, recorde entre as seleções africanas. A vitória por 1 a 0 na abertura da Copa do Mundo da FIFA Itália 1990 sobre a Argentina, então detentora do título, é uma das maiores zebras da hitória do torneio.

>> Roger Milla é o jogador mais velho a marcar um gol na maior competição do futebol mundial. O feito foi conseguido contra a Rússia, em 1994, quando ele tinha 42 anos e 39 dias. O atacante também se tornou o primeiro africano a jogar três edições da Copa do Mundo da FIFA.

 

O que eles disseram:
"Fizemos as pessoas voltarem a acreditar na seleção. Disputar uma Copa do Mundo é uma grande conquista, principalmente agora que ela acontece na África. Somos perigosos, porque temos um grupo experiente e aprendemos a jogar bem em equipe."
Samuel Eto'o, atacante de Camarões

Fonte

SELEÇÕES DE FUTEBOL DA COPA DO MUNDO 2010 NA ÁFRICA DO SUL

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ÁFRICA DO SUL

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DO BRASIL

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ALEMANHA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ARGÉLIA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ARGENTINA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DA AUSTRÁLIA

DADOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DO CHILE

 

Veja historial de notícias da copa do mundo Sudafrica 2010

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.