Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Noticias destacadas da Copa do Mundo Sudafrica 2010

 

Nova Tecnologia Antidoping na Copa do Mundo 2010

Responsável por fornecer a tecnologia que será empregada nos testes antidoping durante a Copa da África do Sul, a Agilent exerce o mesmo trabalhos nas Olimpíadas desde os Jogos de Munique-1972. No dia em que apresentaram as máquinas desenvolvidas para o Mundial de 2010, os representantes do braço brasileiro da empresa não descartaram a possibilidade de um novo escândalo de uso de substâncias proibidas.

Prestes a voltar ao esporte com a camisa do Tulsa Shock na WNBA, a ex-atleta Marion Jones cumpriu seis meses de prisão nos Estados Unidos e é um dos símbolos do maior caso de doping da história do esporte. Depois de ganhar três medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney-2000, a atleta confessou o uso de substâncias proibidas, perdeu seus títulos e acabou na cadeia.

A partir de 1999, Jones usou o chamado THG, esteróide criado pelo Bay Area Laboratory Cooperative, conhecido como Balco e comandado por Victor Conte. Diferente dos dopings comuns, baseado em drogas que já existem no mercado, a substância foi criada com a finalidade de melhorar o desempenho dos atletas. Desta forma, os competidores não eram detectados nos exames antidoping.

"Esse laboratório teve a brilhante ideia de inventar uma substância que não existia (em tom irônico). Ninguém tinha pensado nisso antes. As nossas máquinas são programadas para procurar as substâncias que estão na lista de proibidas da WADA (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês), e você não pode detectar substâncias que não está procurando", explica Reinaldo Castanheira, gerente geral de sistemas de medições analíticas da Agilent.

Na época, o Balco atendia alguns dos principais nomes do esporte. O norte-americano Tim Montgomery, ex-marido de Marion Jones, chegou a quebrar o recorde mundial dos 100m em 2002, mas também usou substâncias proibidas e atualmente está na cadeia. Astro do beisebol, Barry Bonds, dos Estados Unidos, consumiu produtos do laboratório, assim como atletas do futebol americano e do boxe.

Os equipamentos que serão utilizados nos testes antidoping na Copa da África do Sul são cinco vezes mais sensíveis do que os empregados no Mundial da Alemanha. Desta forma, uma dosagem que não era detectada há quatro anos pode ser encontrada desta vez. Apesar da tecnologia, Castanheira admite que um novo escândalo pode se repetir.

"Não está excluída a possibilidade de que apareça uma substância que ninguém conheça e tenha efeitos maravilhosos no organismo", afirmou. "É uma luta de gato e rato. A substâncias são produzias, a princípio, para tratar de doenças. A intenção na maioria das vezes é boa, mas existem bons e maus profissionais em todas as profissões", completa Renato Abreu, especialista em produtos da Agilent.

O Comitê Olímpico Internacional ainda estuda alguns casos ligados ao escândalo protagonizado pelo Balco. Medalha de prata no revezamento 4x100m dos Jogos de Sidney-2000, os brasileiros André Domingos, Claudinei Quirino, Édson Luciano e Vicente Lenílson esperam herdar o ouro dos Estados Unidos, já que Tim Montgomery integrou a equipe norte-americana na Austrália.

Após cumprir a pena, Marion Jones inicia sua carreira na liga profissional de basquete dos Estados Unidos no próximo dia 15 de maio. Contratada pelo Tulsa Shock, ela enfrenta o Minnesota Lynx . Já o britânico Dwain Chambers, que também foi suspenso por usar THG, vem ao Rio de Janeiro para disputar o GP Brasil de Atletismo a partir do próximo dia 23 de maio.

Fonte

INGRESSOS E PREÇOS PARA VER A COPA DO MUNDO 2010 NA ÁFRICA DO SUL

REGULAMENTO DA COPA DO MUNDO 2010 ÁFRICA DO SUL

UNIFORME E CAMISA DA SELEÇÃO DO BRASIL PARA A COPA DO MUNDO 2010

AS CAMISAS OFICIAS DAS SELEÇÕES DE CADA PAIS PARA A COPA DO MUNDO 2010

O EMBLEMA OFICIAL DA COPA DO MUNDO 2010 NA ÁFRICA DO SUL

PÔSTER OFICIAL DA COPA DO MUNDO 2010 NA ÁFRICA DO SUL

 

Veja historial de notícias da copa do mundo Sudafrica 2010

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.