Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Notícias Destacadas

 

DiCaprio lança documentário sobre mudança climática

LOS ANGELES, EUA - O ator Leonardo DiCaprio falou sobre os problemas mundiais e afirmou ainda ter esperanças de que o mundo melhore durante entrevista, nesta quinta-feira, 9, para o lançamento do documentário The 11th Hour (em tradução livre, A 11ª Hora).

O ator de 32 anos, já indicado ao Oscar três vezes pelos filmes Diamante de Sangue (2006), O Aviador (2004) e Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993) chama a atenção da mídia tanto pelo trabalho como por sua vida amorosa. DiCaprio namorou, durante quatro anos, a modelo brasileira Gisele Bündchen e atualmente tem sido visto com a top israelense Bar Refaeli.

Segundo DiCaprio, que estava acompanhado por dois documentaristas e um cientista, há coisas muito mais importantes que precisam da atenção da imprensa, como o meio ambiente. "Nosso planeta é que necessita de toda a publicidade", afirmou DiCaprio à agência Efe durante o lançamento do documentário que produziu. O filme mostra ao espectador no final que "a mudança é possível" para reverter a situação do ecossistema terrestre.

Dirigido pelas irmãs Leila e Nadia Conners, The 11th Hour não discute se o aquecimento global existe ou se as atitudes do homem prejudicam a Terra: ele mostra quando vai acontecer. "Já não falamos de 'se', falamos de 'quando'", afirmou o fundador da ONG Bioneers, Kenny Ausubel, um dos 70 cientistas envolvidos com o documentário. "Não falamos se o problema é real ou se somos hipócritas", declarou DiCaprio. A mensagem do documentário é clara: "ninguém pode falar que quer respirar um ar limpo ou beber água sem poluir".

"O planeta precisa ter seus direitos", afirma Nadia Conners, convicta de que a batalha pelo meio ambiente tem que ser como a luta pelas liberdades civis" que mobilizou os EUA no anos 60.

Críticas a Bush

DiCaprio também citou outro momento da história americana, o Plano Marshall, que reativou a economia européia após a Segunda Guerra Mundial. Ele afirmou que o país precisa tomar decisões drásticas para frear a situação em que se encontra a degradação do meio ambiente.

O ator não escondeu a desdém ao líder americano, George W. Bush, mas deixou que outra pessoa falasse diretamente. "Bush é um hipócrita", afirmou Ausubel, em referência à pequena participação do atual governo americano no meio ambiente. "Não há nada a dizer. Ele teve a oportunidade e perdeu oito anos", acrescentou.

Os criadores de The 11th Hour afirmaram que o lançamento foi feito pensando no sucesso do filme Uma Verdade Inconveniente, do ex-vice-presidente americano Al Gore, e nas próximas eleições presidenciais.

"Sem a obra de Gore, este filme não seria possível", declarou DiCaprio. O ator é um admirador do ex-vice presidente e foi quem entregou a ele o Oscar de melhor documentário deste ano. "E seria bom que algum dos atuais candidatos tivesse na agenda temas ambientais", acrescentou. DiCaprio também elogiou o democrata John Kerry nas últimas eleições presidenciais "por seu fantástico programa ecológico".

O ator não escolheu o candidato para as próximas eleições, já que ainda não viu um programa de governo que dê ênfase ao meio ambiente.

Mesmo pessimista, o documentário oferece uma esperança para "reduzir o impacto nocivo da humanidade no meio ambiente em 90%". O uso de fontes de energia renovável, a reciclagem e, principalmente, uma diminuição no consumo são algumas das recomendações feitas, além da compra de produtos orgânicos e de seu cultivo.

"Principalmente o fato de termos consciência de que votamos a cada dia - não só com a cédula, mas com o que fazemos, com o que compramos", disse um DiCaprio combativo.

Fonte: estadao.com.br

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.