Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Notícias Destacadas

 

Luciano Szafir protagoniza nova novela da Record

 

 

Luciano Szafir, 38 anos, exagera em seu jeito "low profile" de ser. Com voz baixa, um esboço de sorriso no rosto e postura de modelo, o ator não extrapola nas expressões, sempre comedidas. Nem mesmo ao abordar a composição de Felipe, protagonista que interpreta em Amor e Intrigas, trama das 19h da Record, que estréia no próximo dia 20.

Durante a breve composição do personagem, um empresário bem-sucedido na área da construção civil, o ator constata que bastou ligar para alguns amigos empreendedores da área para se inteirar das expressões técnicas utilizadas por Felipe. Apenas isso resume sua composição.

Afinal, sua história quase se confunde com a do personagem. Paulistano, ex-empresário, filho de socialite, Luciano não só cursou os melhores colégios, como também trabalhou anos no exterior como modelo. Por isso, o universo de Felipe é tão familiar. "É o papel mais próximo do meu dia-a-dia, da minha história", constata.

Na trama da estreante Gisele Joras, Luciano vive uma espécie de príncipe encantado. Após morar por cinco anos em Nova Iorque comandando uma holding, volta ao Brasil com saudades do Rio e em busca de mais qualidade de vida. Ao chegar, se apaixona à primeira vista por Alice, a mocinha de Vanessa Gerbelli.

Por serem de diferentes classes sociais, a relação dos dois provoca a fúria da mãe de Felipe, a milionária Dorotéia, interpretada por Esther Góes. Ela se une à ex-namorada de Felipe, Alexandra, de Francisca Queiroz, para destruir o romance do filho. "Meu personagem se orgulha da mãe, que construiu um império. E, apesar de ser um cara alegre, otimista e tranqüilo, ele bate de frente mesmo", adianta, com seu ligeiro sotaque paulistano.

Outra identificação de Luciano com o personagem é que ambos priorizam esportes ao ar livre. O ator, que costumava madrugar para pegar onda no Guarujá - quando morava em São Paulo, ainda na adolescência -, voltou no tempo quando teve de encarar novamente uma prancha de surfe para as cenas de Felipe. "Assim como eu, o personagem otimiza o tempo dele. Se divide entre amigos, trabalho e família. Não dá para ser 'workaholic' hoje em dia. É preciso ter tempo para viver", avalia o ator, que completa 39 anos no final de dezembro.

Com sete novelas e duas minisséries no currículo, Luciano acaba de completar 10 anos de carreira, desde que estreou como o Júlio de Anjo Mau, na Globo. "Tinha sido convidado para duas novelas antes desta. Mas não era minha praia. Quando contracenei com o Paulo José e a Glória Pires pela primeira vez, me apaixonei pela profissão", lembra, cruzando os braços como se posasse para fotos de um editorial de moda.

Na verdade, Luciano sempre chamou muita atenção pelo seu 1,90m de altura, que teve ainda mais destaque quando interpretou o muçulmano Zein de O Clone, exibida em 2001. "Até hoje as pessoas se referem a ele. O Zein ganhou espaço demais na história", valoriza.

Apesar do reconhecimento que Luciano passou a ter com o personagem, o papel que traz as melhores recordações ao ator é Alfredo, da minissérie Aquarela do Brasil. Na pele do imigrante judeu polonês que se refugiava no Brasil, Luciano lembra que prestou uma homenagem aos seus avós, também judeus poloneses, que tiveram a mesma história que seu personagem na trama de Lauro César Muniz. "Agora tenho vontade de fazer um vilão. Com contrato na Record até 2010 e uma série de mocinhos nas costas, chegou a hora de virar mau em uma próxima novela", insinua.

Novos rumos
Luciano Szafir garante que abandonou sua faceta empresarial. O ator, que representou no Brasil relógios e óculos da marca Fossil, desistiu da carreira de empresário. "Vendi tudo que eu tinha. Posso me enfiar em algum negócio, mas não o administro. Agora só viro empresário na ficção", avisa.

Segundo ele, a escolha foi para ter mais tempo para se dedicar à atuação. Assim que deixou de lado o dia-a-dia como empresário, resolveu investir em seu aprendizado como ator. Mas Luciano sempre foi autodidata, pois nunca quis freqüentar cursos ou oficinas de interpretação. "Aprendi na porrada. Meus papéis foram crescendo aos poucos. Não surgi do nada. Aprendi fazendo", defende-se.

Além das novelas, Luciano trabalhou em filmes dedicados ao público infantil, como Simão, o Fantasma Trapalhão, em 1998, Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas, em 2002. Em 2006, atuou nos longas Nossa Senhora de Caravaggio, de Fábio Barreto, Mulheres do Brasil, dirigido por Malu de Martino, e na produção de terror Nightmare Man, de Rolfe Kanefsky. Neste ano, viveu o personagem Pai de Chico no curta Ópera do Mallandro, de André Moraes. "Às vezes critico trabalhos antigos que fiz. Acho que tenho melhorado muito não só na TV, mas no cinema e no teatro", acredita.

Instantâneas
# Luciano foi convidado pelo diretor Carlos Manga para estrear como ator em 1997, na novela "Anjo Mau", de Maria Adelaide Amaral. Na trama, ele viveu o tímido corretor Ivan.

# O ator sempre foi um amante dos esportes. Praticou jiu-jítsu por 20 anos, natação, vôlei, corrida, musculação, surfe e tênis.

# Quando foi chamado para viver o Felipe, em Amor e Intrigas, Luciano estava há 10 dias nos Estados Unidos de férias. O ator descansava de seu personagem Leonardo, o sisudo namorado de Patrícia, de Babi Xavier, em Vidas Opostas, na Record. Assim que foi confirmado no papel, em uma semana o ator já estava gravando.

# Enquanto atua em novelas, Luciano Szafir não faz peças ou filmes. Prefere se dedicar a um projeto de cada vez. "Não consigo pensar em gravar a semana inteira e trabalhar à noite no final de semana, correr, pegar ponte aérea. Quero uma vida mais tranqüila e ter tempo para a minha filha", avisa, se referindo a Sasha, filha que tem com a apresentadora Xuxa.

 

Fonte: exclusivo.terra.com.br

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.