Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Chama olímpica chega à Praça da Paz Celestial, em Pequim, sob forte segurança para conter manifestações

 

Chama olímpica chega à Praça da Paz Celestial, em Pequim, sob forte segurança para conter manifestações

O espírito olímpico está mais forte na China. A chama dos Jogos chegou nesta segunda-feira  à Praça da Paz Celestial, onde foi recebida pelos principais líderes do governo chinês e milhares de pessoas, sob fortes medidas de segurança.

Três jovens chegaram com o fogo sagrado (que foi transportado de Olímpia, na Grécia) ao centro da praça, onde foi preparada uma reprodução do altar sagrado do Templo do Céu, no qual os imperadores faziam oferendas aos deuses.

Mais de quatro mil artistas entre dançarinos, equilibristas e lutadores de kung fu participaram da cerimônia, realizada na Praça da Paz Celestial, adornada com bandeiras chinesas e olímpicas, além de balões com os lemas olímpicos.

O presidente da China, Hu Jintao, o vice-presidente Xi Jinping, o presidente do Comitê Organizador (Liu Qi) e o prefeito de Pequim, Guo Jinlong, estão entre os convidados de destaque da cerimônia, da qual participam também 600 jornalistas de todo o mundo e 1, 5 mil personalidades diplomáticas e de outros setores sociais.

Após tocar o hino chinês e o olímpico, Liu pronunciou um discurso no qual assinalou que "o Comitê Organizador continuará trabalhando para realizar Jogos Olímpicos de alto nível".

Mais tarde, o presidente do Comitê de Coordenação do COI para os Jogos de Pequim, Hein Verbruggen, destacou a importância e simbolismo da chama olímpica, "que não só anuncia a chegada dos Jogos, mas também estende uma mensagem de paz ao mundo".

Também discursou o vice-presidente Xi, em um de seus primeiros discursos públicos após sua nomeação há duas semanas, destacando que a China "mostrará ao mundo o compromisso de sua gente em dar as boas-vindas aos Jogos Olímpicos e participar deles".

"Esperamos que o povo trabalhe conosco para compartilhar a paixão olímpica e um futuro harmonioso e melhor", acrescentou o vice-presidente, um dos principais candidatos a ser o líder máximo do país dentro de alguns anos, quando Hu Jintao se aposentar.

A cerimônia foi realizada com o céu azul. No fim de semana passado, as autoridades municipais provocaram chuva artificial para amenizar as nuvens carregadas, ação muito freqüente em grandes cerimônias ao ar livre na capital chinesa.

As medidas de segurança em Praça na Paz Celestial foram extremas. Os detalhes da cerimônia e os jornalistas estrangeiros que poderiam participar dela foram conhecidos apenas neste domingo.

 

Fonte: estadao.com.br

 

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.