Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Perdas bilionárias com fraude do caso Madoff, ex-presidente da Nasdaq

 

Perdas bilionárias com fraude do caso Madoff, ex-presidente da Nasdaq

Os grandes bancos internacionais, tanto na Ásia como na Europa, avaliam em centenas de milhões de dólares as perdas potenciais ligadas à suposta fraude do gerente dos fundos americano Bernard Madoff, calculados em US$ 50 bilhões.

Um atrás dos outros, os grandes nomes das finanças internacionais --como o banco Nomura no Japão, o francês BNP Paribas, e o HSBC e o RBS (Royal Bank of Scotland) do Reino Unido-- anunciaram seu nível de exposição aos produtos da sociedade de investimento de Madoff, corretor de Wall Street até então muito respeitado, mas agora acusado de uma gigantesca fraude utilizando o famoso "esquema da pirâmide".

O espanhol Santander, segundo maior banco em capitalização bancária da Europa, reconheceu na noite de domingo que os clientes de seu fundo especulativo Optimal estão expostos a perda de cerca de 2,33 bilhões de euros.

O segundo banco da Espanha, o BBVA, admitiu, por sua vez, uma perda líquida potencial máxima de 300 milhões de euros, mas destacou que jamais comercializou produtos do fundo especulativo de Madoff junto a seus clientes espanhóis.

O britânico HSBC, número três mundial do setor em capitalização financeira, confirmou que pode ter sofrido uma perda de um bilhão de dólares nesta fraude gigantesca, segundo o Financial Times.

Outro britânico, o RBS (Royal Bank of Scotland), do qual o governo britânico possui 57,9% das ações, admitiu uma perda potencial de 400 milhões de libras (aproximadamente 460 milhões de euros).

Na França, o Natixis, filial da Caisse d'Epargne e do Banque Populaire, pode perder até 450 milhões de euros, enquanto a seguradora francesa Axa avalia uma exposição nítida de 100 milhões de euros.

O BNP Paribas anunciou perdas potenciais de 350 milhões de euros através de suas atividades de mercados e empréstimos concedidos a fundos que investiram nos fundos especulativos de Madoff.

Os suíços UBS e Credit Suisse afirmaram que "não estão expostos materialmente à fraude", enquanto o primeiro banco italiano, o UniCredit, indicou estar ameaçado de perder aproximadamente 75 milhões de euros.

No Japão, o Nomura Holdings reconheceu que pode ter perda de 27,5 bilhões de ienes (225 milhões de euros), mas considerou o impacto "relativamente limitado", considerando as somas geradas.

Detido quinta-feira e depois liberado com pagamento de fiança, Madoff, 70, é acusado de ter montado um gigantesco esquema de pirâmide, pagando juros a seus antigos clientes graças ao capital injetado pelos novos clientes.

Ex-presidente do conselho de administração do Nasdaq, Madoff era tão respeitado em Wall Street que a SEC (Securities and Exchange Commission, a autoridade de regulação dos mercados americano) o havia nomeado em 2000 membro do conselho de consultores e solicitava freqüentemente seus conselhos, segundo o "Wall Street Journal".

As repercussões mundiais da suposta fraude de Bernard Madoff são o retrato do "entrelaçamento crescente" das finanças internacionais, comentou segunda-feira o jornal espanhol "El Pais".

A crise financeira internacional encontrou em Bernard Madoff "seu homem mau", apesar de a história das finanças internacionais estar cheia de fraudes piramidais, segundo o editorial do jornal.

 

Fonte: folha.uol.com.br

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.