Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Cientistas japoneses criam robô sommelier

 

Cientistas japoneses criam robô sommelier

A companhia japonesa NEC System Technologies e a Universidade de Mie desenvolveram em conjunto um robô sommelier capaz de distinguir entre diferentes tipos de vinho graças a um sistema de raios infravermelhos, informou nesta sexta-feira (18) uma porta-voz da empresa.

O robô, mais um da série PaPeRo, também é capaz de analisar outros tipos de alimento e avisar, por exemplo, se uma maçã está madura ou quanto há de açúcar em uma xícara de café.

O pai do robô é o professor Atsushi Hashimoto, que dotou sua criação de vocabulário próprio de um especialista em vinhos. PaPeRo emita inclusive opiniões, usando frases como: "Trata-se de um vinho tinto de corpo médio com um sabor profundo".

A capacidade de PaPeRo ainda é limitada, porque se limita a analisar o vinho com o sistema de raios infravermelhos que tem na mão. Em razão disso, por enquanto, ele só pode distinguir dez tipos da bebida.

Substituição

O objetivo da NEC e da Universidade de Mie é que no futuro possam existir robôs maîtres em restaurantes que não contam com um especialista humano.

A tecnologia usada para o desenvolvimento de PaPeRo poderia ser empregada na análise de alimentos no Japão, cuja sociedade está cada vez mais preocupada com a segurança alimentícia por causa de problemas, como o da vaca louca.

Eles também podem ser usados de forma preventiva, já que no futuro um robô poderá comunicar a seu dono diabético qual alimento pode consumir.

Por enquanto, o robô PaPeRo não está à venda, mas seus criadores consideram que em alguns anos a tecnologia que foi empregada poderá ser comercializada por meio de diferentes produtos.

 

Fonte: folha.uol.com.br

 

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.