Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

DÚVIDAS ANTES DE ENCARAR UMA PLÁSTICA NO BRASIL

 

DÚVIDAS ANTES DE ENCARAR UMA PLÁSTICA NO BRASIL

A cirurgiã plástica paulista Mariângela Santiago, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Comissão de Ensino da especialidade no Hospital dos Defeitos da Face, aborda aspectos de extrema importância para a cirurgia plástica e seus resultados, mas que nem sempre recebem a devida atenção. Analise os pontos levantados pela especialista que devem, sempre, ser levados em consideração.

 

Aspecto psicológico
A mudança que ocorre na pessoa que se submete a uma cirurgia plástica vai além da estética. Depois da intervenção, é possível notar, automaticamente, uma nova silhueta, um novo perfil ou curvas mais delineadas. Porém, outra mudança significativa acontece na auto-estima. Quem procura ajuda na cirurgia plástica quer modificar alguma região do seu corpo que a incomoda esteticamente e que a deixa insatisfeita. Esse "problema" diante do espelho costuma afetar a auto-confiança, podendo deixar a pessoa constrangida e insegura em seu convívio social.

E aí está o "X" da questão: ao resolver o problema estético, a pessoa se sente mais bonita, realizada e satisfeita com sua própria imagem. Assim, resgata sua auto-estima, sente-se mais segura e feliz para enfrentar a vida e os seus desafios.

Porém, é preciso esclarecer que não se pode esperar da cirurgia plástica a solução de todos os seus problemas. A nova aparência não garante uma promoção no emprego ou a felicidade no casamento. Portanto, não é aconselhável procurar a intervenção se o real problema for uma insatisfação na vida pessoal.

Importante ressaltar que existe um grupo de pessoas que está satisfeita consigo mesmo porque é inseguro e com a auto-estima muito baixa. Operar quem tem esse perfil é um risco porque a raiz do problema é psicológica e emocional - e a cirurgia plástica não resolverá estes problemas emocionais. Nestes casos, o auxílio com um terapeuta é mais indicado do que a intervenção cirúrgica.

Expectativas não atingidas
A primeira coisa que vem à cabeça quando a mulher decide fazer uma cirurgia plástica é, na maior parte das vezes, o resultado. Ao optar por fazer alguma modificação no corpo, é comum ela imaginar, visualizar e fantasiar suas novas formas.

E aí está o "X" da questão: toda paciente tem uma forma corporal que é herdada geneticamente. É possível modificar e melhorar esteticamente este corpo, mas mudar a matriz corporal é impossível. A cirurgia plástica não é uma ciência milagrosa. Todo profissional deve esclarecer à paciente os reais resultados que são possíveis atingir com aquela intervenção e as limitações em relação à técnica e ao corpo em si. Com isso em mente, a paciente pode criar as expectativas reais e ir tranqüila para a sala de cirurgia. Quando não recebe as orientações adequadas, a paciente corre o risco de sair da cirurgia insatisfeita e de não gostar dos resultados. Isso acontece quando ela imagina resultados além daqueles que podem ser realmente atingidos, como conquistar o nariz de uma atriz famosa que não tem as mesmas características faciais ou esperar que irá rejuvenescer 30 anos.

Outra expectativa muito comum é imaginar que a lipoaspiração é um processo de emagrecimento. Porém, a técnica não emagrece ninguém. A lipo pode retirar excesso de gordura em determinadas regiões do corpo, como flanco, cintura, abdômen. Se a paciente está com sobrepeso, depois da lipo, continuará com excesso de peso, porém com as formas corporais harmônicas. Nesta situação, o emagrecimento após a lipo será mais gratificante e irá valorizar o resultado da cirurgia.

Cicatriz
Toda cirurgia plástica envolve uma cicatriz. Maior, menor, mais ou menos aparente. É um grande mito acreditar que a cirurgia plástica não deixa cicatriz. A cicatriz é a resposta natural do organismo ao corte. Assim, inevitável. Algumas cirurgias resultam em cicatrizes que pouco aparecem. Na rinoplastia ela fica dentro do nariz, portanto invisível, porém existe a cicatriz. Na plástica de pálpebras a cicatriz da pálpebra superior normalmente se localiza na dobra e, desta forma, fica escondida. O mesmo acontece com a cicatriz da plástica da pálpebra inferior, que fica junto dos cílios de forma que se torna pouco aparente. Mas, existem outros procedimentos onde a cicatriz resultante ficará mais visível, como a mamoplastia redutora e a abdominoplastia, por exemplo. Neste caso a cirurgia plástica oferece uma troca: substituir as mamas grandes ou caídas por mamas pequenas e harmônicas e com uma cicatriz.

E aí está o "X" da questão: trocar uma região inestética que lhe incomoda por outra esteticamente harmônica, mas com uma cicatriz. É muito importante a paciente estar consciente desta troca para evitar frustrações tardias.

Porém, isso não é motivo para entrar em pânico ou desistir. A cicatriz é o resultado do processo cirúrgico. O importante é conversar com seu médico sobre os detalhes dessa marca: qual será o tamanho, formato e a localização. Discuta com o cirurgião a melhor posição dela para que facilite a camuflagem com roupas. E por fim, tenha a certeza de que aquela marca valerá a pena pelo resultado que será conquistado com a cirurgia.

Complicações
Ter consciência de tudo o que envolve uma cirurgia plástica é de extrema importância para evitar frustrações futuras. A paciente precisa saber que o organismo, nem sempre, responde da maneira desejada - e isso independe da competência do cirurgião plástico.

E aí está o "X" da questão: Toda cirurgia envolve riscos e complicações. Mínimos, mas, existem. Não é possível prever, por exemplo, se o organismo responderá à intervenção com uma cicatriz hipertrófica ou queloideanas. Também estão fora do alcance médico complicações como infecções, necroses, ou intercorrência anestésicas. A cirurgia plástica é uma cirurgia de eleição, por isto devem-se minimizar as chances destas ocorrências. Primeiro, um exame clínico e laboratorial completo antes da cirurgia. Levantamento de doenças existentes como diabetes, pressão alta, alergias etc. Também é preciso seguir as orientações pré-operatórias de parar de fumar, de beber, suspender o uso de algumas medicações solicitadas pelo médico. Não esconder do médico nada sobre sua saúde, inclusive informar sobre o uso de drogas. A transparência e sinceridade são fundamentais para minimizar a ocorrência de complicações.

Resultados
Algumas pacientes comparam a cirurgia estética com a ida ao salão de beleza onde, depois de algumas horas, saem lindas e maravilhosas, como resultado do tratamento embelezador a que se submeteu.

E aí está o "X" da questão: O organismo humano quando é submetido a uma intervenção cirúrgica, responde da mesma maneira. Seja para a retirada de unha, seja para uma cirurgia no estômago ou uma lipoaspiração. Claro que a resposta do organismo depende do tamanho da cirurgia, mas as etapas são as mesmas: inchaço, dor, equimoses (manchas roxas). Por isto, não se pode esperar que, com as cirurgias plásticas o mecanismo seja diferente. Muitas pacientes ficam angustiadas porque querem ver de imediato o resultado da sua cirurgia plástica. Isto é impossível. O corpo responde à recuperação de forma gradual e individual.

Criar expectativas na espera imediata do resultado da cirurgia plástica é uma atitude que pode gerar angústia e depressão e que não aceleram a resposta do organismo. Cultivar a paciência e esperar pelas etapas de recuperação do organismo é uma atitude sabia e salutar.

CIRURGIA ESTÉTICA GENITAL NO BRASIL

PLÁSTICAS PARA TORNEAR OS BRAÇOS NO BRASIL

CONSELHOS E SUGESTÕES PARA QUEM VAI FAZER PLÁSTICA NO BRASIL

BUMBUM, PERNAS E BARRIGA PERFEITOS NO BRASIL

COMO LEVANTAR OS SEIOS SEM SILICONE NO BRASIL

COMO AUMENTAR O PRAZER COM O REJUVENESCIMENTO VAGINAL A LASER NO BRASIL

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.