Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

São Paulo fará livro com relatos de cidadãos sobre racismo

 

São Paulo fará livro com relatos de cidadãos sobre racismo

A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo lançou hoje (13), em seu Salão Nobre, na região central da capital, o projeto "Racismo: se você não fala, quem vai falar?".

A iniciativa, que marca os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil, pretende coletar relatos da população sobre o tema para o lançamento de um livro que reunirá as 120 melhores história.

O livro será lançado durante as comemoração do Dia da Consciência Negra, que acontece em 20 de novembro.

Para participar, os interessados poderão enviar seus relatos ao site oficial da campanha ou por meio de cartas que podem ser colocadas em mil urnas, espalhadas pelo Estado em locais de grande acesso do público como estações do metrô, escolas e museus.

O lançamento do projeto na manhã de hoje --que atrasou uma hora-- teve início com uma apresentação da cantora Fabiana Cozza, acompanhada por um percussionista, e contou com a presença do governador José Serra e do secretário de cultura do Estado, João Sayad.

"O projeto serve para ampliar a discussão sobre questões étnicas em nosso Estado e pretende ser uma tribuna livre, que colocará o protagonismo no cidadão", afirmou Leandro Rosa, da Assessoria de Cultura para Gênero e Etnia, também presente no evento.

"O que fazer neste país que é racista e não racista ao mesmo tempo?" questionou Sayad durante seus discurso. O secretário também disse que é preciso "ouvir a todos, para saber o que acham sobre o racismo" e que o projeto pretende saber "o que os brasileiros pensam como gente e não como sociólogos ou economistas".

Sayad aproveitou para explicar que os relatos "devem ter um limite máximo de 30 linhas" e que, no caso dos textos manuscritos, "eles devem ser legíveis". "Os analfabetos também podem buscar alguém que escreva por eles", afirmou ainda o secretário.

Sobre a questão das datas, Sayad disse que as datas de 13 de maio, dia da assinatura da Lei Áurea em 1888, e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra marcado pela morte de Zumbi dos Palmares em 1695, devem ter sua importância levada em conta.

"Queremos deixar marcados tanto o 13 de maio como o 20 de novembro como datas de reflexão", disse Sayad.

As cartas para o projeto --que podem ser enviadas até 13 de julho-- serão lidas por diversos estudantes de universidades de São Paulo, que escolherão também as finalistas.

Já os textos enviados por meio da página da campanha, desde que autorizados pelos autores, permanecerão disponíveis para leitura e consulta no site.

Durante a apresentação da campanha "Racismo: se você não fala, quem vai falar?", o governador do Estado, José Serra, não fez nenhum pronunciamento.

 

Fonte: folha.uol.com.br

DEBATES E CAUSAS SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL

BRASIL 500 ANOS NO BRASIL

NEGROS NO BRASIL

Vera Fisher lança o seu primeiro livro

Livro mostra Che Guevara como um homem fanático, sanguinário e cruel

Tori Spelling lança livro em que conta histórias de sua vida

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.