Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Torre de Pisa parou de se inclinar

 

Torre de Pisa parou de se inclinar

Pela primeira vez em 800 anos, a torre de Pisa, na Itália, conhecida em todo o mundo por ser inclinada, não registra mais o constante movimento para o lado que chegou a colocar em risco o monumento, fechado ao público durante 11 anos.

"Desde que acabaram as obras [de restauração e reforço da torre, em 2001], não houve retomada do aumento da inclinação, como acontecia antes", disse à BBC Brasil o engenheiro Giuseppe Bentivoglio, diretor-técnico da catedral de Pisa, estrutura da qual a torre faz parte. "Há boas possibilidades de que esse resultado seja definitivo", acrescentou.

Outro engenheiro, Michele Jamiolkowski, responsável por obras na estrutura, reforçou o otimismo em uma entrevista ao jornal "Corriere della Sera". "Todas as melhores previsões foram confirmadas. A torre pode estar tranqüila ao menos por mais 300 anos", disse.

Estabilização

Segundo Bentivoglio, o monumento ainda está no processo de acomodação em uma posição firme.

"Registra-se um movimento muito leve, quase imperceptível, mas em fase de estabilização, não de aumento da inclinação. Antes havia um aumento constante", explicou.

As obras na torre, que é uma das mais famosas do mundo, duraram de 1990 até 2001 e foram supervisionadas pelo Comitê Internacional para a Proteção da Torre de Pisa, composto por especialistas italianos e estrangeiros. Desde o início das obras, o monumento tem sido constantemente monitorado.

Em maio de 1993, os técnicos registraram a máxima inclinação da estrutura. Para reverter isso, foram colocados um total de 599 toneladas de contrapesos no lado oposto.

A torre registrou um leve movimento para o outro lado, "endireitando" a inclinação em cerca dois centímetros.

Na segunda fase das obras, em 1999, foram realizadas escavações controladas, com o objetivo de diminuir ainda mais a inclinação e evitar movimentos.

"Foi retirada terra debaixo dos alicerces para ganhar espaço do lado oposto à parte inclinada. O problema era reduzir a inclinação e o estado de tensão do terreno. As partes que estavam fora da terra tinham chegado próximo ao rompimento", explicou Bentivoglio.

Causas da inclinação

Construída entre os séculos 12 e 13, a torre pesa 14,5 mil toneladas, é revestida de mármore branco e tem 60 metros de altura.

Ela já "nasceu" inclinada, e sua construção chegou a ser interrompida diversas vezes na tentativa de resolver o problema.

Sempre houve grandes debates a respeito das possíveis causas da inclinação da torre de Pisa. Muitos apontam como motivo principal problemas do terreno onde ela foi construída.

 

Fonte: folha.uol.com.br

INFORMAÇÃO SOBRE ITÁLIA

ARTES E CULTURA NA ITÁLIA

GOVERNO E POLÍTICA DA ITÁLIA NO BRASIL

SOCIEDADE NA ITÁLIA

JORNAIS DA ITÁLIA NO BRASIL

NEGÓCIOS E ECONOMIA NA ITÁLIA

GOVERNO E POLÍTICA DA ITÁLIA

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.