Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Softwares que analisam e melhoram sua comunicação

 

Softwares que analisam e melhoram sua comunicação

As pessoas que desejam melhorar sua capacidade de comunicação podem um dia dispor de uma ajuda inesperada: softwares que analisem o tom, a alternância de falas e as demais qualidades de uma conversa. Os programas informariam aos participantes se eles tendem a interromper os interlocutores, por exemplo, se dominam reuniões com seus monólogos ou se parecem desatentos enquanto os demais falam.

O inventor da tecnologia é Alex Pentland, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que desenvolveu aparelhos semelhantes a celulares que ouvem as conversas das pessoas, e programas que avaliam as cadências do diálogo, estudando os sinais de comunicação que existem por sob as palavras.

Se comercializadas, essas ferramentas poderiam ajudar os usuários a lidar melhor com muitas sutilezas das interações pessoais ou sociais - ou pelo menos levá-las a deixar de dominar a conversa em reuniões de comitês. Com a ajuda de seus alunos, Pentland, professor de artes e ciências da comunicação no MIT, vem equipando pessoas em bancos, universidades e outros locais com celulares inteligentes personalizados ou com etiquetas finas repletas de sensores que elas usam por dias ou até meses.

Enquanto as pessoas conversam, os sensores recolhem dados sobre os tempos de fala, sua energia e variabilidade, diz Pentland. O professor, conhecido pelo apelido Sandy, diz que seu processo de coleta e processamento de dados conversacionais e outros deveria ser definido como "mineração de realidade - usar os mesmos algoritmos que empregamos em sistemas de mineração de dados a fim de avaliar o mundo analógico das interações sociais". As ferramentas que ele desenvolveu podem ajudar as pessoas a mudar suas táticas de comunicação, incluindo aquelas que resultam em dinâmicas contraproducentes no local de trabalho, diz David Lazer, professor associado de política pública na Escola Kennedy de Administração Pública, na Universidade Harvard.

Lazer elogiou a riqueza de dados propiciada pelo processo - "os dados atualizados minutos a minuto e bem detalhados que determinam se você está falando, com quem você prefere falar, qual é o tom que você adota e se você costuma interromper", por exemplo. Esse tipo de ferramenta é raro, diz Laser. "Nossas ferramentas de pesquisa existentes para esse fim não são muito boas", ele diz - por exemplo, questionários nos quais as pessoas mesmas relatam suas conversas. A mineração de realidade pode ser mais precisa e tem o potencial de exibir "toda sorte de padrões interativos que podem não ficar evidentes para os indivíduos de uma organização", ele disse.

Muitas das pesquisas de Pentland com os celulares e as etiquetas portadoras de sensores são discutidas em seu mais recente livro, Honest Signals, publicado recentemente pela MIT Press. As etiquetas utilizam ferramentas que incluem sensores de infravermelho para determinar quando as pessoas estão contemplando umas às outras, acelerômetros para registrar gestos e microfones e sistemas de processamento de sinais de áudio para capturar o tom de voz. Com esse conjunto de sensores, as etiquetas podem detectar o que Pentland define como "sinais honestos, comportamento inconsciente de sinalização face a face" que sugere, por exemplo, quando as pessoas acompanham as falas dos demais de forma ativa e enérgica e quando não o fazem. Ele argumenta que esses sinais implícitos são ocasionalmente tão importantes para a comunicação quanto as palavras e a lógica.

Por exemplo, a etiqueta registra quanto os ouvintes respondem com acenos regulares de cabeça ou exclamações como "certo". Essas respostas, ele argumenta, são uma espécie de comportamento de espelho que pode ajudar a construir empatia entre quem fala e o ouvinte. Ele também examina os padrões de alternância na fala, nas conversações, bem como os gestos e outros sinais muitas vezes inconscientes. Os celulares inteligentes do futuro poderão tirar vantagem dessa tecnologia para funcionar como assistentes pessoais amistosos, aceitando automaticamente telefonemas de amigos e familiares e encaminhando outros chamados diretamente ao correio de voz. "O celular pode se tornar uma espécie de mordomo, quando aprender a conhecer seu dono", ele disse, por exemplo ao soar com um toque em volume alto em caso de telefonema urgente mesmo que o dono tenha se esquecido de acionar o som.

A pesquisa tomou diversas providências para garantir que as identidades dos participantes permanecessem anônimas, disse Anmol Madan, um dos alunos de pós-graduação orientados por Pentland. Por exemplo, quando dados são recolhidos por um microfone de áudio, este captura o tom e a duração da fala mas não as palavras em si. Até o momento, Madan vem constatando que os dados capturados pelos celulares são bem mais precisos do que relatos sobre as mesmas informações fornecidos pelos participantes. "Os seres humanos estão sujeitos a severas distorções ao relembrar seu comportamento", ele diz.

 

Fonte: tecnologia.terra.com.br

SOFTWARE CLIPARTS NO BRASIL

SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO E REDES DA INFORMÁTICA NO BRASIL

SOFTWARES NO BRASIL

SOFTWARE CAD/CAM NO BRASIL

SOFTWARE PARA DESIGN GRÁFICO NO BRASIL

SOFTWARE PARA ARQUITETURA NO BRASIL

SOFTWARE PARA MÚSICA NO BRASIL

SOFTWARE LIVRE NO BRASIL

SOFTWARE PARA COMPUTAÇÃO GRÁFICA NO BRASIL

DOWNLOAD DE SOFTWARE NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.