Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Buracos negros existem no espaço e na internet

 

Buracos negros existem no espaço e na internet

O princípio que tudo o que sobe cai não se aplica no caso dos buracos negros. Tudo o que tragam entra em uma dimensão tempo-espaço desconhecida para nós. Localizar buracos negros é tarefa complicada, já que suas fronteiras são invisíveis, por isso eles têm que ser identificados através de seus efeitos sobre a matéria que os rodeia. Sua existência e localização inquieta há séculos os cientistas.

BURACOS NEGROS E BURACOS BRANCOS
O físico inglês John Michelle esboçou em 1783 a idéia da existência de buracos negros. No começo do século XX, o genial cientista Albert Einstein desenvolveu a teoria da relatividade. Revolucionou com ela o estudo do cosmos e provou que era possível a existência no universo de grandes massas compactas e com uma velocidade de gravitação que nem sequer a energia da luz pode viajar rápido o suficiente para escapar dela.

O físico americano John Wheeler batizou em 1967 estas massas como buracos negros, e criou também o conceito de "wormhole" (buraco de verme), que teoricamente uniria os buracos negros e os buracos brancos.

Do mesmo modo que a matéria se opõe à antimatéria, os buracos negros teriam como contrapartida os buracos brancos, aqueles que expeliriam tudo o que se encontra nele.
Estes buracos estariam conectados, pelo menos em teoria, por passagens, chamadas "wormholes".

Pesquisas posteriores levaram o cientista Stephen Hawking a retomar a teoria da relatividade de Einstein, junto ao físico Roger Penrose.
Os estudos destes dois britânicos sobre a teoria quântica e a teoria da relatividade geral permitiram estabelecer que os buracos negros emitem radiação.

A HISTÓRIA DO TEMPO
"Breve História do Tempo", o livro publicado por Hawking em 1988, logo se transformou em um sucesso de vendas e levou muitas pessoas a se interessar pela origem do universo, um assunto reservado praticamente até então aos cientistas.

Segundo Hawking, "tanto o tempo quanto o espaço são finitos em extensão, mas não têm nenhum limite ou borda". A teoria deste cientista diz que após o Big Bang - explosão que teria iniciado o universo -, foram criados pequenos buracos negros, com um grande poder de gravitação.

Depois, quando as estrelas diminuem de tamanho ao morrer, sua atração gravitacional aumenta e os cones luminosos de sua superfície se curvam para o centro. O crescente campo gravitacional da estrela os atrai cada vez mais, até que não podem escapar, e com isso se apagam e criam um buraco negro. Ou seja, a luz pode entrar, mas não pode sair.

Em 1994, o telescópio espacial Hubble, que circunda a Terra, proporcionou provas da existência de um buraco negro no centro da galáxia conhecida como M87.

Pelo menos outras três galáxias contam com grandes buracos negros, segundo os dados obtidos pelo Hubble.

A existência destes buracos traz uma infinidade de perguntas difíceis de responder. Entre elas a possibilidade, pelo menos teórica, que "traguem" objetos próximos, entre os quais poderia estar nosso sistema e, dentro deste, o planeta Terra.

UM HUBBLE NA INTERNET


Pesquisadores da Universidade de Washington criaram um sistema, batizado também como Hubble, mas cuja missão é detectar buracos negros na internet e informar de sua existência aos internautas.

Estes buracos negros funcionam mais ou menos como os do espaço: tragam informação de forma aleatória e sem explicação conhecida.

Os pesquisadores tentam investigar o que cria estes buracos, que impedem o acesso a certas páginas web ou fazem informações desaparecer.

Por enquanto, os pesquisadores do Hubble oferecem informação em sua página sobre os endereços com problemas, a porcentagem dos problemas solucionados e aqueles outros que não puderam ser resolvidos.

Existem outros buracos negros no mundo, 15 no total, que correspondem a outros tantos países onde a informação é cerceada, censurada ou suprimida. Países que não existem no mundo global, segundo a organização internacional Repórteres Sem Fronteiras.

 

Fonte: br.noticias.yahoo.com

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.