Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Conheça o Conficker

 

Conheça o Conficker

No primeiro dia de abril, um worm que infectou milhares de computadores ao redor do mundo buscará comunicação com seu criador - e ninguém sabe o que vai acontecer. O Conficker é considerado uma ameaça virtual de nova geração, com poder de se atualizar e conversar apenas com quem foi programado.

Um worm é um pequeno programa de computador feito para invadir computadores a partir de sites maliciosos, e-mails, pen drives e outros dispositivos de amazenamento de memória. Depois de instalado, fica escondido e silencioso até atuar por programação prévia ou comando externo.

O segundo caso é o do Conficker. Sua primeira versão é de novembro, ainda com pouca virulência. A segunda, do mês seguinte, foi difundida com sucesso, usando redes corporativas para se espalhar e tecnologia peer-to-peer. E ainda desabilita o Windows Update e softwares de segurança para não ser achada ou deletada. 

Em março chegou a edição C, na verdade uma atualização remota da anterior. Aprimora o mecanismo de esconderijo, o p2p e aumenta consideravelmente o número de servidores que podem enviar comandos para o Conficker - o próximo contato está agendado para 1º de abril. A Microsoft oferece, desde fevereiro, US$ 250 mil como recompensa para quem tenha informações que ajudem a prender o responsável pelo Conficker.

Muitos analistas imaginam que está montado o cenário para uma hecatombe no ciberespaço. Com 50 mil potenciais fontes de controle do worm, não há como cortar o mal pela raiz. Por outro lado, quem já o tem instalado só consegue retirá-lo com sucesso usando ferramentas desenhadas para ele, como as soluções da Symantec. 

Pode ser que 1º de abril chegue e a tragédia não aconteça. Uma comunicação para mais uma atualização, ou apenas checagem do status da rede zumbi de micros, ou botnet. Mas Conficker tem o potencial para derrubar grandes sites, coletar informações privadas dos usuários dos computadores infectados para revenda e criação de muitos spams.

Mais perigosa que a ameaça eletrônica é a insistência de alguns usuários de manterem seus micros conectados à internet, mas com sistemas operacionais desatualizados. Quando o Conficker chegou ao mercado, em novembro, explorava uma falha no Windows que havia sido corrigida no mês anterior. Qualquer micro em dia com os updates está livre da invasão. 

***Update***

1º de abril chegou e o Conficker se comunicou com os servidores, mas não realizou qualquer outra ação maléfica. Conheça mais detalhes de como se proteger e limpar seu computador.

 

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: futuro.vc

TUDO ANTIVIRUS - Bem-vindo ao site com os últimos recursos para ...

Vírus que infecta mosquitos pode ser arma contra malária

Mulher imune à Aids tem segredo para vacina

VÍRUS E WORMS NO BRASIL

VÍRUS E WORMS NO BRASIL

HACKING NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.