Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

SAIBA COMO FAZER O CURRÍCULO PERFEITO

 

SAIBA COMO FAZER O CURRÍCULO PERFEITO

Cansado de procurar emprego a torto e a direito sem sucesso? O seu networking está em baixa? Você já tentou olhar para o seu currículo com atenção? Dedicar-se um pouco mais a ele pode mudar o rumo de sua vida profissional. Afinal, o que está em jogo é a sua carreira.

O seu currículo é uma espécie de cartão de visitas, por isso, é muito importante organizar as informações de forma clara e eficiente, priorizando o que deve vir antes. Claudia Monari, consultora de RH da Career Center, diz que o melhor a fazer é o candidato identificar os seus pontos fortes. Feito isso, a isca pode ser lançada.

Despertar a curiosidade sem se valer de descrições excessivas é um atributo valorizado. E jamais tente ser o que não é, pois mentira tem perna curta. "Tenha em mente que você deve mostrar ao recrutador o que sabe fazer, o que está procurando e qual é o seu nível técnico e profissional para executar a função em foco", diz a especialista.

É importante lembrar que o candidato vai conquistar o recrutador pelo perfil apresentado para a vaga. Fica simples entender que a veracidade dos dados, a correta maneira de expressar-se, aliado ao poder de síntese e objetividade o tornará potencial candidato ao cargo em disputa.

Não dê passos em falso, omita aspectos negativos e deixe em segundo plano características que menos o valorize. "Se tiver formação acadêmica de nível mediano, talvez seja melhor apresentar primeiro o histórico profissional", explica Claudia Monari.

Se o diabo mora nos detalhes, ao enviar seu currículo por e-mail, evite saudações calorosas como se fosse amiguinho do recrutador. Isso não cola. Não utilize frases feitas tais como: "Venho a esta digníssima empresa para respeitosamente entregar meu currículo na expectativa de ser chamado..." , menciona a Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e diretora-executiva da Gattai Treinamentos, Cristina Gattai.

Naturalmente, identifica-se mais erros na elaboração de um currículo de acordo com a tarimba do profissional, os executivos cometem menos erros que estagiários e trainees, segundo Claudia Serrano, especialista em Recursos Humanos da Arquitetura RH, com experiência de 20 anos no atendimento a grandes multinacionais.

Nem mais nem menos espaço deve ser dedicado para contar ao que veio. "Os candidatos costumam mencionar suas responsabilidades em cargos anteriores e o que fizeram. Deixe para o momento da entrevista o relato de como chegaram a tais resultados", alerta Claudia Monari.

É crucial ressaltar que o currículo chega ao potencial empregador antes de você. Por isso, as informações ali disponibilizadas levarão à criação de uma imagem sua que pode ser boa ou ruim. Por isso lembre-se: quanto melhor ela for, mais adiante do processo seletivo você vai chegar. Faça uma boa propaganda pessoal e boa disputa!

Receita de bolo: o passo a passo do CV

A consultora para Gestão de Pessoas da Arquitetura RH, Izabela Mioto, dá dicas de como montar o seu currículo sem cometer deslizes
Inicie com os dados pessoais
É dispensável números de CPF, RG ou outros documentos pessoais. Ponha apenas o nome completo, idade, estado civil, endereço e os dados para contato (telefone residencial, celular, recados  e e-mail).
Resumo das qualificações
Relacionar as principais atribuições e responsabilidades com clareza e objetividade deve 'se permear com a qualidade da informação. Exponha os aspectos positivos da sua carreira.
Dedique no máximo 12 linhas para esta parte. Vale lembrar que essa proporção é crescente e varia de acordo com o tempo de trabalho do profissional.
DICA: Nunca adjetive ou se reporte na primeira pessoa: "Implementei uma estrutura...". Prefira a terceira pessoa: "A implementação de uma estrutura...", pois é mais profissional.
Formação acadêmica
Ao identificar a formação acadêmica como ponto forte, o candidato deve privilegiar essa informação e iniciar o CV com ela. Coloque as datas de conclusão dos cursos e, caso não tenha concluído algum, especificar até qual ano cursou. Embora a menção de "em curso" ou "concluído" para curso superior seja relevante, dispense esta informação quando se tratar de ensino fundamental e médio. Caso tenha feito um curso técnico vale sinalizá-lo.
Se o candidato não completou nem o ensino médio, o mais aconselhável é deixar esse item por último. Assim, o currículo não será descartado somente por essa informação.
Cursos de aperfeiçoamento
Cite os mais recentes.
Não inclua cursos e eventos frequentados há muito tempo.

Experiência profissional
Comece pela empresa atual, obedecendo à cronologia decrescente.
Coloque o mês e o ano de entrada e desligamento e os cargos ocupados.
Inclua um parágrafo com as principais realizações, além da quantificação de resultados, sempre que possível.

Experiência profissional
Comece pela empresa atual, obedecendo à cronologia decrescente.
Coloque o mês e o ano de entrada e desligamento e os cargos ocupados.
Inclua um parágrafo com as principais realizações, além da quantificação de resultados, sempre que possível.
Informática e Idiomas
Especifique seus conhecimentos em informática. Uma informação como "domínio de microinformática" é muito genérica. Indique o grau de proficiência em idioma.
Informações adicionais
Mencione viagens ao exterior para fins de aperfeiçoamento de idiomas, participação em feiras, cursos ou viagens de negócios.
 Os profissionais recém-formados, ou que pretendam preencher vagas para trainees ou estagiários, devem enfatizar formação escolar, cursos de extensão, workshops, estágios que já realizarame demais atividades acadêmicas.              
E a última dica: mantenha o currículo atualizado e reveja as informações disponibilizadas pelo menos uma vez por ano. Além da atualização, ajuda a planejar e direcionar melhor a carreira. 

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

CURRÍCULOS NA ÁREA DA INFORMÁTICA NO BRASIL

CURRÍCULOS PROFISSIONAIS NO BRASIL

SITES DE EXIBIÇÕES PESSOAIS DE PINTURA NO BRASIL

EMPREGOS NO BRASIL

SITES DE ESCULTORES NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.