Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

ONU pede a líderes mundiais compromisso sobre o clima

 

ONU pede a líderes mundiais compromisso sobre o clima

NOVA YORK, EUA (AFP) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, advertiu nesta segunda-feira que "o tempo urge", solicitando aos líderes mundiais redobrarem os esforços para chegar a um compromisso na luta contra o aquecimento global ainda nesta semana, em Copenhague.

"Conclamo todos os líderes mundiais (...) a este esforço", disse à imprensa poucas horas antes de partir para Copenhague para participar da conferência mundial sobre o clima.

"(...) Não há mais tempo para poses ou para apontar culpas", acrescentou.

COPENHAGUE (AFP) - Os países africanos, apoiados pelos outros países em desenvolvimento, suspenderam por algumas horas sua participação nesta segunda-feira em vários grupos de negociação na conferência sobre mudanças climáticas de Copenhague, mas voltaram às mesas de discussão após terem sido atendidos em suas reivindicações.

A suspensão foi um protesto já que consideram que os países ricos estão em divergências a respeito do Protocolo de Kyoto, o único instrumento internacional atualmente existente para lutar contra o aquecimento global, que impõe obrigações às nações desenvolvidas ao mesmo tempo em que protege os países em desenvolvimento.

"A África soou o sinal de alerta para evitar que o trem descarrile ao fim desta semana. Os países pobres querem um resultado que garanta importantes reduções das emissões. Os países ricos, no entanto, estão tentando atrasar as discussões sobre o único mecanismo que dispomos para isto, o Protocolo de Kyoto", afirmou Jeremy Hobbs, diretor executivo da ONG Oxfam International.

A possibilidade de que a COP15 acabe num estrepitoso fracasso em função das divergências entre os países industrializados e em vias de desenvolvimento parece cada vez mais real diante desse quadro, faltando apenas cinco dias para o fim da reunião.

O Protocolo de Kyoto impõe reduções obrigatórias das emissões de gases causadores do efeito estufa aos países industrializados, mas não às nações em vias de desenvolvimento. Sua primeira fase de metas expira em 2012, e a cúpula de Copenhague tem como objetivo primordial aprovar novas metas e intensificar a ação internacional de combate às mudanças climáticas para depois desta data.

Os países em desenvolvimento defendem a manutenção do Protocolo de Kyoto, com uma segunda fase de compromissos a partir de janeiro de 2013. No entanto, alguns países ricos - como os Estados Unidos - preferem elaborar um novo tratado, com bases diferentes.

Os EUA, que nunca ratificaram Kyoto, consideram que o Protocolo é injusto porque não estabelece obrigações para as grandes potências em desenvolvimento, como Brasil, China e Índia, responsáveis por uma grande parcela das emissões mundiais de CO2.

A ministra dinamarquesa do Meio Ambiente Connie Hedegaard, que preside a conferência, se reuniu na tarde desta segunda-feira com os diretores do grupo de países africanos para tentar chegar a uma solução, segundo um delegado africano.

De acordo com o ministro ocidental, a retirada do G77 dos grupos de negociação resultou também no bloqueio dos trabalhos de uma reunião informal de ministros do Meio Ambiente sobre os pontos mais complicados de um futuro acordo - que incluem a redução das emissões dos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, o financiamento, as medidas de fiscalização das metas, os mecanismos de mercado e os objetivos a longo prazo.

Além de Lula, vários chefes de Estado latino-americanos chegarão à capital dinamarquesa para participar da cúpula na quinta e sexta-feira.

Segundo o programa da conferência, devem assistir às discussões o presidente venezuelano, Hugo Chávez, mexicano, Felipe Calderón, boliviano, Evo Morales, colombiano, Alvaro Uribe, e argentina, Cristina Kirchner.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Nova Era Glacial é adiada pelo aquecimento global

BARACK OBAMA NOBEL DA PAZ 2009

PORQUÉ OBAMA GANHOU O PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2009?

Grandes empresas reduzem emissão de CO2

Gelo polar pode derreter em cinco anos

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.