Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

ENCONTRO DO PAPA BENTO 16 COM OBAMA

 

ENCONTRO DO PAPA BENTO 16 COM OBAMA

O papa Bento 16 recebeu pela primeira vez nesta sexta-feira, em audiência privada no Vaticano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com quem conversou por 40 minutos a portas fechadas em seu escritório privado no Vaticano.

Durante a tradicional troca de presentes, Obama recebeu uma cópia em couro branco da primeira encíclica social do pontífice, lançada na terça-feira passada (7), na qual insta os dirigentes do mundo a promover uma "nova ética" para administrar a globalização.

O papa também deu de presente a Obama um documento da Congregação para a Doutrina da Fé, "Dignitas personae", sobre os problemas da bioética, que reitera a rejeição da Igreja ao aborto e à pesquisa com células-tronco.

"Nossas expectativas são as de fortalecer nossas relações", disse Obama ao despedir-se do papa. "É uma grande honra. Muito obrigado", agradeceu o democrata, que é frequentador da Igreja Batista.

Obama deu de presente ao pontífice uma estola de São João Nepomuceno Neumann, padroeiro das crianças doentes e dos imigrantes.

Produtiva

No encontro, Obama disse ainda ao papa que a cúpula do G8 (os sete países mais industrializados e a Rússia), realizada na cidade italiana de Áquila, foi muito produtiva, já que nela foram definidas "ajudas para os países pobres".

"Santidade, é uma honra para mim estar aqui", disse Obama, recebido pelo papa com um cordial apertão de mão na sala anexa à Biblioteca Privada, local da audiência.

Uma vez sentados um de frente para o outro, Bento 16 perguntou a Obama sobre a cúpula do G8, concluída horas antes.

O presidente americano, sempre sorrindo, disse: "Foi muito produtiva. Decidimos ajudas aos países pobres".

Depois, os dois brincaram sobre o grande número de fotógrafos presentes na sala para registrar o encontro. "Tenho certeza de que o senhor está acostumado a ser fotografado. Eu também estou", comentou Obama.

Logo em seguida, os fotógrafos, cinegrafistas e jornalistas abandonaram a Biblioteca Privada. As portas foram fechadas e a reunião começou, com a participação de dois intérpretes.

Protegido por um forte esquema de segurança e acompanhado por uma comitiva de 17 pessoas, Obama chegou ao Vaticano às 16h (11h no horário de Brasília). O Arco dos Sinos foi o local escolhido para a entrada do presidente, que cruzou a Praça de São Pedro.

Dezenas de carabineiros e policiais da tropa de choque montaram guarda para proteger a praça vaticana e a Via da Conciliação, a ampla rua que liga o Vaticano a Roma, onde grupos de pessoas aplaudiram a comitiva presidencial.

Por ocasião da visita de Obama, a Basílica de São Pedro foi fechada aos turistas e o tráfego na região foi desviado.

Ao final do encontro, Obama também apresentou a delegação que o acompanhava, formada por oito pessoas. Michelle Obama estava vestida com um tailleur preto e usava mantilha. As duas filhas de Obama, Malia e Sasha, e a sogra de Obama, também cumprimentaram o Papa, mas as imagens não foram transmitidas pela televisão do Vaticano que transmitiu o evento ao vivo.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Obama impulsiona relação com Cuba

Obama é o primeiro presidente a ter celular

BARAK OBAMA BRANCO

FOTOS DE BARACK OBAMA

QUEM É JOSEPH RATZINGER, O NOVO PAPA BENTO XVI?

O canal do Papa no YouTube

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.