Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Coreia do Norte condena jornalistas dos EUA

 

Coreia do Norte condena jornalistas dos EUA

SEUL (Reuters) - Ameaçada por sanções da ONU devido ao teste nuclear do mês passado, a Coreia do Norte aumentou nesta segunda-feira sua confrontação com os EUA ao condenar duas jornalistas norte-americanas a 12 anos de trabalhos forçados.

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse no domingo antes mesma da sentença que Washington cogitava colocar novamente o regime comunista em sua lista de Estados que patrocinam o terrorismo.

As jornalistas Euna Lee e Laura Ling, do canal norte-americano Current TV, foram detidas em março, quando faziam uma reportagem na fronteira entre China e Coreia do Norte.

O julgamento das duas, que havia começado na quinta-feira, confirmou o "grave crime" cometido por elas ao cruzar a fronteira ilegalmente. A sentença de 12 anos de trabalhos forçados foi anunciada num breve despacho da agência estatal de notícias KCNA.

A dura condenação deve afetar ainda mais as relações entre EUA e Coreia do Norte. Washington há anos tenta convencer o regime norte-coreano a abandonar seu programa de armas nucleares.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse estar "profundamente preocupado" com a condenação das duas jornalistas.

"Estamos engajados por todos os canais possíveis" em assegurar a libertação das jornalistas, disse o porta-voz da Casa Branca Bill Burton em comunicado nesta segunda-feira.

Hillary Clinton também fez um apelo, dizendo que as acusações contra as rés eram infundadas.

"(Pyongyang) está usando a sentença como isca para arrancar concessões dos EUA em meio à tensão elevada", disse Lee Dong-bok, pesquisador da entidade CSIS em Seul, e especialistas nas táticas norte-coreanas de negociação.

O mercado sul-coreano não se abalou com as sentenças, já esperadas. Um agente do mercado cambial disse que será mais importante para o mercado local avaliar a reação dos EUA. Analistas dizem que só um grave confronto militar no mar ou na fronteira poderia afetar gravemente os mercados globais.

O regime comunista já ameaçou retaliar com "medidas extremas" caso receba punições adicionais pelos testes nucleares de maio, qualificados no fim de semana como "extremamente provocativos" por Obama.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: br.noticias.yahoo.com

Veja o que está em jogo com o lançamento do foguete norte-coreano

Otan condena lançamento de foguete norte-coreano

EUA e Rússia renovam acordos de desarmamento nuclear

Saiba como começou a Crise Financeira

Entenda a ameaça dos mísseis norte-coreanos

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.