Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

DOMINGO LEGAL NO BRASIL

 

DOMINGO LEGAL NO BRASIL

O Domingo Legal é um programa de televisão dominical do SBT, com apresentação de Augusto Liberato, conhecido como Gugu Liberato ou apenas Gugu. Exibido pela primeira vez em 1993, em seus primeiros anos, aproveitou boa parte do modelo do Viva a Noite, grande sucesso das noites de sábado dos anos 80, comandado também por Gugu. Desde 1998, o programa é exibido nos estúdios da rodovia Anhangüera, em Osasco, São Paulo. Seu principal concorrente é o Domingão do Faustão, comandado por Fausto Silva e exibido pela Rede Globo.

História

O programa foi planejado em 1992 e levado ao ar pela primeira vez em 17 de janeiro de 1993 com um formato baseado no bem-sucedido Viva a Noite dos anos 1980. A partir daí ganha cada vez mais espaço como atração do Programa Silvio Santos na medida em que o SBT precisava combater o Domingão do Faustão, da Rede Globo.

No primeiro domingo de agosto de 1994 é apresentado ao vivo, após o 'Passa ou Repassa', competindo com o Domingão do Faustão nos anos seguintes. O maior pico do programa foi de 47 em 3 de Março de 1996 com a morte da banda Mamonas Assassinas. Em 1998 o programa passa a ser exibido nos estúdios da rodovia Anhangüera, em Osasco, São Paulo. Em 1999, uma edição especial foi exibida em João Pessoa, Paraíba, no domingo que antecedeu o Natal. Apesar das freqüentes acusações de sensacionalismo a ambos os programas, a guerra dos auditórios fez bem ao Domingo Legal, que encerrou os anos 1990 com picos de 40 pontos de audiência.

Em 2000 liderou o Ibope por 35 semanas, sendo 30 seguidas. Em 2001 ficou à frente por 48 domingos. Em setembro de 2003, com a farsa do PCC, o programa começou a entrar em declínio. Em setembro de 2006 o cenário do programa foi totalmente reformulado, o palco ficou circular, a platéia está mais próxima e um pouco acima do palco.

Escândalos

Escandalo do PCC

Em 7 de setembro de 2003 o programa foi palco de um grande escândalo do jornalismo nacional ao exibir uma entrevista com dois supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), dentro de um ônibus, por um repórter do Programa do Ratinho.

Os dois supostos bandidos fizeram ameaças ao então vice-prefeito de São Paulo Hélio Bicudo e a três apresentadores de programas policiais: José Luiz Datena, da Rede Bandeirantes; Marcelo Rezende, que ancorava o antigo Repórter Cidadão da RedeTV!; e o comentarista de futebol Oscar Roberto Godói (então no Cidade Alerta, da Rede Record) . Os supostos integrantes do PCC também assumiram a tentativa de seqüestro do padre Marcelo Rossi, fato ocorrido uma semana antes.

No dia seguinte, a polícia, o Ministério Público, os apresentadores e o vice-prefeito pediram investigações sobre os supostos integrantes do PCC. Marcelo Rezende foi o primeiro, logo no dia seguinte, a acusar a reportagem de ser forjada. Nos dias seguintes intensifica-se a impressão de que tudo teria sido uma farsa, até que um comunicado do PCC, divulgado pela imprensa na mesma semana, nega ter ameaçado apresentadores e o vice-prefeito, dizendo que dois homens não eram do grupo.

Em 15 de setembro, ao ser entrevistado por Hebe Camargo, Gugu afirmou que excepcionalmente não havia visto as reportagens antes de ir ao ar, porque estava preocupado com a saúde de seu pai. No dia 17, a polícia concluiu que o vídeo havia sido falsificado, com a identificação dos falsos membros do PCC e o envolvimento da produção do Domingo Legal, por ter contratado um certo Barney para recrutar os dois homens que eram da chamada "classe baixa da sociedade". A produção improvisou dentro do ônibus a entrevista que, segundo ex-funcionários do SBT e a polícia, foi feita no estacionamento da emissora. Barney acusou a produção e Gugu de serem mentores da fraude para prejudicá-lo. Como consequência, foi tirado do ar por uma semana o Domingo Legal (no dia 21) pela Justiça, a pedido do Ministério Público. A atração foi substituída por reprises do Troféu Imprensa e do Programa do Ratinho. Na semana seguinte, o programa retornou ao ar normalmente, sem mencionar a entrevista e a suspensão no domingo anterior. Gugu agradeceu às mensagens de apoio que havia recebido na última semana.

Entre outubro a dezembro os envolvidos, inclusive Gugu, foram depor na delegacia por causa dessa fraude. Gugu, sua produção e o SBT foram processados várias vezes (por apresentadores, pelo vice-prefeito e pela Comissão de Ética Jornalística). O escândalo prejudicou a imagem do SBT, tanto por telespectadores como por anunciantes da emissora. Isso levou também ao declínio do Domingo Legal e, conseqüentemente, elevou a audiência do Domingão do Faustão e do recém-lançado Pânico na TV da RedeTV!. O processo foi encerrado e não houve condenação.

Banheira do Gugu

A Banheira do Gugu era uma competição entre duas equipes, uma masculina e outra feminina, composta basicamente de celebridades. A prova era realizada em uma banheira cheia d´água e espuma, onde o apresentador Gugu Liberato jogava 10 sabonetes, cada integrante entrava na banheira vestindo trajes de banho com o objetivo de tentar pegar o maior número de sabonetes possível no tempo de 1 minuto, ao mesmo tempo que era impedido por uma modelo trajando biquíni. Este papel foi executado pelas modelos Luiza Ambiel, Nana Gouvêa, Solange Gomes, Helen Ganzarolli durante vários anos. A ex-dançarina do É o Tchan, Carla Perez, também participou diversas vezes do quadro, que rendeu grandes índices de audiência a Gugu.

O quadro foi extinto do programa, pois o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça, considerou que o quadro não era adequado para o horário por apresentar cenas de nudez parcial. Foi ao ar pela última vez no dia 15 de Outubro de 2000.

Outros escandalos

O programa também teve outros momentos de crise:

* Em meados dos anos 1990 a história do chupa-cabra se estendeu por semanas, e a controvérsia sobre sua veracidade segue não esclarecida.

* Houve também o episódio do leilão de uma suposta cueca usada pelo ator Thiago Lacerda durante o espetáculo A Paixão de Cristo de João Pessoa, realizado na Paraíba. O caso resultou num processo em que Gugu foi a parte sucumbente e teve que pagar indenização ao ator.

* O ator e lutador Jean-Claude Van Damme teve uma ereção durante o programa, a cantora Gretchen estava fazendo danças vulgares que resultaram em sua ereção ao vivo para todo o Brasil ver, o vídeo do acontecimento tem milhões de acessos na internet, principalmente fora do Brasil.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: pt.wikipedia.org

HISTÓRIA DA TELEVISÃO NO BRASIL

REDES E CANAIS DE TELEVISÃO NO BRASIL

INFORMAÇÕES SOBRE A TELEVISÃO NO BRASIL NO BRASIL

COMÉDIAS DE TELEVISÃO NO BRASIL

REDES E CANAIS DE TELEVISÃO NO BRASIL

TELEVISÃO ABERTA NO BRASIL

EMISSORAS DE INTERNET DE TELEVISÃO NO BRASIL

CANAIS LOCAIS DE TELEVISÃO NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.