Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Mantega confirma recessão

 

Mantega confirma recessão

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira em São Paulo que o resultado do primeiro trimestre do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro a ser divulgado amanhã será negativo, mas que a projeção para ano ainda é positiva, com crescimento de 1%. Se a afirmação de Mantega estiver correta, o País entrará em recessão, já que será o segundo recuo consecutivo do PIB brasileiro - no 4º trimestre do ano passado a economia encolheu 3,6%.

"Sabemos que o resultado será negativo, mas não arrisco para não errar", afirmou o ministro durante o fórum "Ações contra a crise", promovido pela Globo News, em um hotel na zona sul da capital paulista.

Segundo ele, projeções de economistas apontam para uma retração da economia nacional entre 1% e 2,5% nos primeiros três meses deste ano, como reflexo do último trimestre no ano passado. A última vez que a economia do País recuou dois trimestres consecutivos foi o 1º e o 2º de 2003.

Já para 2010, Mantega espera uma recuperação de até 4%.

Sobre o crescimento de 1% do PIB do País em 2009, o ministro reconheceu que a expectativa "é mais uma meta do que uma projeção". Mantega apontou as ações de redução de impostos, como o corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos e itens da linha branca, como fatores que contribuíram para o equilíbrio fiscal do Brasil.

O ministro ouviu criticas do economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, e do empresário Jorge Gerdau Johannpeter. Segundo Barros, o governo assumiu aumentos na folha de pagamento que devem gerar gastos correntes mais altos até 2011. O economista afirmou que estes gastos correntes de consumo "crescem" exageradamente".

Mantega rebateu argumentando que as contas do governo apresentam inédito equilíbrio. Já Gerdau criticou a política tributária do governo, afirmando que a cadeia produtiva deve ser desonerada com objetivo de crescer no futuro. Apesar disso, o empresário elogiou as ações pontuais do governo. "Estou convicto de que a ação do Banco Central em curto prazo é fantástica", disse.

Juros
Mantega afirmou não estar satisfeito com a taxa de 5% ao ano de juros reais (Selic descontada inflação). De acordo com ele, esta não é a taxa que chega ao tomador de crédito e o governo tem agido para garantir recursos principalmente às pequenas empresas, além de estudar novos fundos garantidores de crédito.

Sobre o câmbio, o ministro afirmou que o governo manterá a flexibilidade, mas garantiu que estará atento para evitar uma queda brusca do dólar, "enxugando reservas".

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: br.invertia.com

Famílias americanas vivem em tendas de campanha pela crise

Crise gera perda mundial de US$2,8 tri

Saiba como começou a Crise Financeira

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.