Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Conforto e saúde diante do computador

 

Conforto e saúde diante do computador

Muitas das atividades que desempenhamos atualmente ocorrem em frente ao monitor de um computador, e na posição sentada.Se esse é seu caso, em geral, recomenda-se que as costas estejam retas, a cadeira fique regulada e a tela não mostre reflexos. Além disso, a distância mínima dos olhos para o computador ou a televisão deve ser de 40 centímetros, e é preciso mudar de posição após duas horas de trabalho.

 

Além da preocupação com a postura, o Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias (Gente) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estuda as interações entre o homem e o ambiente de forma a promover o bem-estar e a eficácia, ressalta a importância de uma ambiente de trabalho adequado.

Em seu site, o Gente lembra que os móveis e equipamentos são usados sempre por determinada pessoa, por isso é preciso adotar no local de trabalho modelos que permitam regulagens e variações a fim de se adaptar a cada um, em vez de mobiliários padrões que impedem a adequação.O grupo alerta também para uma iluminação mal projetada no caso do uso de computadores, o que pode prejudicar a visão do usuário. Além disso, defendem momentos de pausa na tarefa.

Mas, além disso, para trabalhar com mais conforto e prazer, evitando problemas como dores nas costas, no corpo ou cansaço visual, siga os conselhos dos especialistas, como os oferecidos pela médica espanhola Begoña Rodríguez, especializada em medicina do trabalho:
 

 

  • Mantenha a postura: Independente se trabalha a maior parte do tempo em pé ou sentado, o ideal é que mantenha uma postura erguida, com as costas retas. Para isso mantenha a cabeça levantada.
  • Procure uma iluminação homogênea: Se houver mais luz no ambiente do que no monitor, ou o contrário, você precisará fazer um esforço de reajuste cada vez que tirar os olhos da tela.
  • Tudo ao alcance: Localize os diversos elementos da mesa de trabalho (monitor, teclado, documentos) para que possa tê-los à vista sem que isso requeira excessivas mudanças de acomodação.
  • Controle o monitor: Lembre que a imagem da tela do computador deve ser estável e não pode piscar.
  • Faça pausas no trabalho: Isso o ajudará a descansar a vista. A cada dez minutos, mais ou menos, fixe o olhar em um objeto o mais distante possível durante cinco ou dez segundos, e procure realizar mudanças de atividade, evitando ficar o tempo todo em frente à tela.
  • A distância ideal: Fique a uma distância de 45 a 60 centímetros do monitor, e utilize um tamanho de letra que seja legível sem esforço.
  • Um local de trabalho "amigável": Além de manter uma postura adequada, procurando manter o corpo erguido e a cabeça levantada, use uma mobília ergonômica, ou seja, que adapte a seu corpo de forma natural, e reduza ao mínimo as posturas e movimentos forçados.
  • Evite movimentos forçados: Lembre-se de que as dores nos músculos da região do pescoço e dos ombros podem ser devido a uma escrivaninha alta demais ou à falta de um suporte para colocar as minutas de trabalho ou textos, o que obriga continuamente a girar a cabeça.
  • A importância da cadeira: Controle a altura da escrivaninha e, se não for possível ajustá-la regule a cadeira. Acompanhe e mude, se necessário, a altura e posição do encosto de seu assento.
  • Controle as posturas incorretas diante da tela: Algumas das mais frequentes são a inclinação excessiva da cabeça, a inclinação do tronco para frente ou a rotação lateral da cabeça.
  • Em boa forma: Pratique esportes e ginástica que fortaleçam a musculatura das costas. Para isso, a natação é especialmente adequada. Durante a jornada de trabalho, faça pausas a cada duas ou três horas e pratique exercícios leves de alongamento.

 

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: br.noticias.yahoo.com

Microsoft Surface: Computador sensível ao toque no Brasil

Cadeira de rodas movida pelo cérebro

HISTÓRIA DO COMPUTADOR NO BRASIL

COMPRA E VENDA DE JOGOS DE COMPUTADOR NO BRASIL

COOLERS E FANS PARA COMPUTADOR NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.