Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Notícias Destacadas do Brasil e do Mundo

 

Brasil e Argentina aprofundam cooperação nuclear

A presidente Cristina Kirchner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciaram hoje à tarde na cidade argentina de San Juan a assinatura de uma declaração de cooperação nuclear entre os dois países. O anúncio foi realizado durante uma entrevista coletiva à imprensa depois da reunião entre os dois presidentes.

A declaração pretende reativar diversos pontos de acordos nucleares feitos nas últimas duas décadas entre o Brasil e a Argentina. Segundo os presidentes, a cooperação na área nuclear dos dois países - os mais desenvolvidos no setor em toda a América Latina - "constitui um patrimônio comum irrenunciável da associação estratégica". Lula e Cristina Kirchner ressaltaram o compromisso de ambos países com o desarmamento, a não proliferação nuclear e a promoção do direito inalienável de todas as nações para o uso da energia nuclear para fins exclusivamente pacíficos".

"A cooperação não se refere somente à Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Matéria Nuclear, mas também a de incluir projetos produtivos", disse o chanceler Celso Amorim em conversa com os correspondentes brasileiros. Segundo Amorim, a ideia é desenvolver um reator nuclear conjunto. "O design do reator, que seria de pesquisa científica, poderia ser feito em conjunto. A construção poderia ser feita separadamente", explicou o ministro, que nos anos 1980 participou das primeiras negociações bilaterais na área atômica.

"Esta tecnologia nuclear será utilizada para fins pacíficos", disse a presidente Cristina. Segundo o presidente Lula, "é extraordinário que os dois países possam trabalhar juntos na área nuclear".

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL

Acordo para controlar material nuclear

FÍSICA NUCLEAR NO BRASIL

ENGENHARIA NUCLEAR NO BRASIL

EUA possuem mais de 5.000 ogivas nucleares

FÍSICA NO BRASIL

Irã produz arma nuclear

O super-reator nuclear do Brasil

PODER EXECUTIVO DO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.