Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Notícias Destacadas do Brasil e do Mundo

 

COMO COMPACTAR ARQUIVOS DO COMPUTADOR

Houve uma época em que espaço de armazenamento era muito caro e complicado de conseguir, tanto que a compactação de arquivos mistura-se com a origem da própria computação, já que, naquela época, um HD possuía apenas alguns Megabytes. Tudo bem que isso continua meio caro, mas hoje é bem mais fácil encontrar um pen drive de 16 GB pequeno o suficiente para ser levado no bolso. 

De lá para cá, programas de compactação tornaram-se essenciais para que possamos aproveitar melhor a transferência de arquivos e o armazenamento de alguns tipos de materiais. Afinal, quanto menor o tamanho de um arquivo, menos espaço é necessário para armazená-lo e mais rápido é seu envio via web.

Você sabia, por exemplo, que uma das medidas de contabilização de boa qualidade de um site é que o que é transferido em larga escala seja compactado diretamente no servidor e descompactado somente em sua máquina? Pois é: a compactação ainda continua importante.

Como funciona?

É bem simples: cada letra de texto ocupa 8 bits, o que nos dá um total de 256 combinações. As letras no campo computacional podem ser lidas em ASCII, portanto, esse conjunto de caracteres prevê o uso de todas as 256 combinações e cria uma tabela que o computador, por padrão, já entende. Assim, em geral, usamos apenas letras, números e acentuação para nos comunicar, repetindo várias vezes o mesmo tipo de código (letras) em uma frase, programa ou imagem.

Quando se trata de uma imagem, por exemplo, os 8 bits servem para representar cada ponto de cor - e existem, em geral, grandes áreas com pontos da mesma cor. Reparou como tudo isso pode ser redundante e utilizado várias vezes? Olhe só quantas letras A temos nesta frase!

O que os programas como o WinZip, WinRAR, TAR etc. fazem é simplesmente criar tabelas de substituição, contando quantas vezes determinado item é utilizado e criando um "índice" para eliminar a repetição. Vamos para um exemplo mais simples? Abra o Paint, crie uma imagem de 640x480 pixels e desenhe um quadrado preto. Salve essa imagem como um arquivo Bitmap (BMP) de 24 bits. Note que o arquivo ficará com aproximadamente de 900 Kbytes (botão direito do mouse sobre o arquivo > Propriedades e veja o tamanho). Depois, compacte essa imagem utilizando um dos métodos abaixo e note que ela ficará com apenas 3 ou 5 Kbytes, ou seja, menos de 1% do tamanho que vimos há pouco.

Claro que esse é um exemplo para entender como tudo funciona, mas, geralmente, conseguimos diminuir arquivos que estão em outro arquivo ZIP, ARJ, RAR etc. em 30 ou 50%, dependendo do que colocamos ali dentro.

OK, alguém vai gritar: "mas eu já coloquei meus JPGs (fotos) em um ZIP e ele ficou do mesmo tamanho". O motivo para que isso ocorra é que os JPGs são arquivos compactados por natureza. Observe que uma imagem do Photoshop, um TIF ou ainda uma RAW de uma câmera profissional são bem maiores que os nossos JPGs.

Caminho das pedras
O único problema de utilizar esses programas é a necessidade de descompactá-los antes de usá-los. Mas como fazer para compactar um arquivo no Windows?

Selecione a pasta ou os arquivos, clique com o botão direito do mouse sobre eles e, em seguida, em Enviar para > Pasta compactada (zipada).

Para descompactar os arquivos recebidos, primeiro, note o formato do ícone: as pastas compactadas têm um "zíper" nelas:

Depois, com o botão direito do mouse, selecione Extrair tudo. Defina o local de destino e clique em Extrair.

Esse é o modo-padrão de extração, totalmente nativo. Uma informação importante: a partir do Windows Vista, a Microsoft removeu a opção de senhas nas pastas zipadas nativas de seu sistema operacional Windows. No XP, se você precisar adicionar uma senha a seu arquivo compactado, abra-o, clique no menu Arquivo e escolha a opção Adicionar senha.

Se você já está na versão 7 do Windows ou no Vista, utilize um software, e nesse caso, a recomendação vai para o WinRAR.

WinRAR

No site, você já escolhe se deseja o WinRAR em português, ou em outro idioma, para Windows 32 ou 64 bits.

A seguir, faça o download do software e clique duas vezes em seu ícone para iniciar a instalação. Clique no botão Todos para associar os arquivos de compressão. Pronto, a integração está finalizada.

Com o WinRAR instalado, a compactação dos arquivos poderá ser feita pelo menu do botão direito do mouse ou por intermédio do software. O mais comum é utilizar o menu do botão direito, que já traz as principais formas de uso: Adicionar para arquivo, Adicionar para "nomedoarquivo.rar", Comprimir e enviar por e-mail, Comprimir para "nomedoarquivo.rar" e enviar por e-mail.

Lembre-se de que nem todos conhecem o formato RAR, e deixar que o programa já faça a compressão nesse formato pode causar algumas idas e vidas, caso a pessoa que receba o arquivo não tenha o software instalado.

Adicionar para arquivo
Quando você escolhe essa opção, a ideia é que a pasta ou arquivo selecionado seja configurado para um tipo de arquivo escolhido por você. Na janela Nome e parâmetros do arquivo, você escolhe o nome do arquivo que será criado para enviar os arquivos que você deseja comprimir.

Em Formato do arquivo, você decide entre ZIP (formato que todos conseguem abrir) e RAR, que traz muito mais opções de armazenamento.

O método de compressão
Escolha Somente armazenamento, em que os arquivos que serão colocados dentro do RAR ou ZIP só serão transportados para lá sem compressão, ou Ótimo, em que os arquivos serão comprimidos para que seu tamanho seja o menor possível.

Se quiser dividir o envio do arquivo para vários arquivos, será necessário trabalhar no formato RAR e selecionar o tamanho do volume desejado.

O tamanho do volume será o tamanho dos arquivos que o RAR criará.

Funciona assim: imagine que você eviará mil fotos de uma viagem para um amigo. Ao clicar com o botão direito do mouse, observe que essas mil fotos têm 1.024 MB (1 GB) no total. Em vez de criar um arquivo RAR de 1 GB, você prefere criar dez arquivos de 100 MB. Escolha, então, Tamanho do volume - 100 MB e deixe que o próprio RAR crie os arquivos.

As opções de compressão podem ser ignoradas se você for um usuário-padrão e não quiser esquentar a cabeça. Se desejar entender o que é cada uma, recomenda-se pressionar a tecla F1 na janela Nome e parâmetros para que uma ajuda descritiva detalhada seja iniciada.

A única opção que vale a pena indicar aqui é a configuração da senha.

Se você quiser que o arquivo criado tenha uma senha de abertura, clique na aba Avançado e, em seguida, no botão Configurar senha.

Digite a senha. Repita-a. Clique em OK e, depois, em OK novamente após configurar tudo na aba Geral. Seu arquivo RAR será criado e estará pronto para ser compartilhado.

As outras opções são simples, e a utilização do software é bem intuitiva. A recomendação principal é: se tiver dúvidas, pressione a tecla F1 e leia a informação da área de sua dúvida.

Muita gente já deve ter ouvido a frase: esse arquivo está "zipado" ou "compactado".  Mas poucos sabem ou se deram conta de que existem outros formatos de compactação e que cada um possui características distintas.

Caso deseja aprofundar-se mais nos detalhes técnicos, o que não faremos aqui, confira uma matriz de comparação dos tipos de arquivos de compactação em http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_archive_formats.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

DISTRIBUIÇÃO E TROCA DE ARQUIVOS NA INTERNET NO BRASIL

HOSPEDAGEM DE ARQUIVOS NO BRASIL

HACKING NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.