Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Noticias destacadas da Copa do Mundo Sudafrica 2010

 

INFORMAÇÕES SOBRE ÁFRICA DO SUL

As influências se misturam tanto que é possível dizer que a sociedade do país é o resultado dessa fusão de contextos. Além disso, o país-sede da Copa do Mundo ainda conta com a contribuição de dois países colonizadores. Desde o seu “descobrimento”, a África do Sul já conviveu com holandeses e britânicos, que deixaram suas marcas na atual sociedade.

Cultura

A lista de 11 idiomas oficiais dá a medida do quão complexa é a cultura sul-africana. Assim como a maior parte dos países da chamada África Negra, a África do Sul é palco de diversas etnias tribais, com suas histórias e tradições distintas.

Idioma

São onze línguas oficiais, fora os dialetos locais. A diversidade marca a divisão dos idiomas na África do Sul e evidencia a mistura étnica do país-sede da próxima Copa do Mundo. Na divisão das línguas maternas, o zulu aparece em primeiro lugar, seguido pelo xhosa e pelo africâner. Em cada região, contudo, a concentração varia. O zulu, por exemplo, é o principal idioma da costa leste, enquanto o africâner domina o lado oeste.

O inglês, por sua vez, é um idioma bastante influente na África do Sul. Se a língua materna não tem tanta representatividade como o zulu, por exemplo, por outro lado é o principal meio de comunicação entre estrangeiros e locais. Também é uma prova da grande influência britânica sobre sua população.

Religião

A religião na África do Sul tem nas igrejas cristãs a maior concentração de seguidores, assim como acontece no Brasil, mas muitas são as particularidades no país-sede da Copa do Mundo de 2010. Devido à forte colonização europeia, igrejas como a Anglicana (de origem inglesa) e a Reformada Holandesa (símbolo da presença holandesa nos países onde se fez presente a partir do século 16) apresentam números expressivos.

A África do Sul também possui diferentes religiões nativas relativas a seus inúmeros grupos étnicos. Muitas pessoas se dividem entre alguma religião cristã e as crenças baseadas nas tradições de seus antepassados, prova da liberdade que o povo sul-africano desfruta ao escolher sua religião.

O hinduísmo também é forte. Representado por 1,2% da população nacional, é um dos países fora do continente asiático com maior número de seguidores. Esse fenômeno se deve ao fato de Durban, no leste do país, abrigar a maior comunidade de indianos fora da Índia.

Economia e Geografia

Com 1.219.912 km2, a África do Sul tem quase o tamanho do estado do Pará. Os 2.798 quilômetros de costas são banhados pelos oceanos Atlântico e Índico. A nação conta com nove Estados: Cabo Ocidental, Cabo Oriental, Cabo Setentrional, Estado Livre (Free State), Gauteng, KwaZulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga e Noroeste.

Fato curioso é que existe uma capital para cada um dos três poderes: Pretoria (Executivo), Cidade do Cabo (Legislativo) e Bloemfontein (Judiciário). Porém, a maior e mais rica cidade é Johanesburgo, capital do próspero Estado de Gauteng, que produz 10% das riquezas de todo o continente africano.

Gastronomia

Ainda que a África do Sul produza vinho desde a chegada da Companhia das Índias Ocidentais no século XVI, a idéia de que o país seja um polo de vinícolas ainda surpreende muita gente. Até porque a abertura desse mercado só foi possível com o fim do regime do Apartheid em 1994, quando acabaram os boicotes comerciais.

A vocação para essa bebida clássica foi recuperada, e atualmente a África do Sul tem vinhos reconhecidos mundialmente. Ao mesmo tempo em que pratos exóticos como crocodilos, larvas e antílopes ganham novas roupagens da alta culinária e fazem sucesso até nos restaurantes mais chiques.

Se essas iguarias passaram a ser alimento para as elites, pratos rápidos como o peixe frito com batatas, típico no Reino Unido, acabaram virando uma opção de baixo custo. Assim como a carne assada, que no bairro pobre de Soweto ganhou uma roupagem mais franca e barata. O churrasco brasileiro também é reproduzido, assim como ícones da culinária de outros países que têm influência na cultura multifacetada da África do Sul.

Fonte

 

 

Veja historial de notícias da copa do mundo Sudafrica 2010

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.