Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Notícias Destacadas

 

Cientistas criam "sapo transparente" no Japão para lutar contra o Câncer

 

Cientistas japoneses criaram um sapo transparente que pode ser a mais nova 'ferramenta' na pesquisa de doenças como o câncer. A técnica permite que pesquisadores observem órgãos e vasos sangüíneos através da pele dos animais, sem precisar dissecá-los.

“É possível ver através da pele os órgãos internos do anfíbio e detectar como um câncer pode aparecer e se desenvolver”, disse Masayuki Sumida, líder da pesquisa, em entrevista à BBC Brasil. A equipe de cientistas do Instituto de Biologia Anfíbia criou o sapo a partir de um mutante raro da espécie japonesa Rena japonica, de cauda marrom.

Vagalume

Os especialistas cruzaram dois sapos com genes recessivos por meio de inseminação artifical, resultando numa cria ainda de cor normal. Ao fazer um novo cruzamento entre os filhotes, os cientistas obtiveram um sapo de cor transparente. “É possível ver mudanças fantásticas quando os girinos evoluem para sapos”, disse Sumida.

A equipe, que agora está tentando registrar patente, acredita que o sapo transparente pode sobreviver mais de seis anos em laboratório. “É possível observar os órgãos do animal ao longo de sua vida, detectar e examinar doenças sem precisar dissecá-lo”, explica Sumida.

Ainda segundo o pesquisador, seria possível, através de técnicas de engenharia genética, produzir um sapo que, além de transparente, seria também uma espécie de “vagalume”.

Neste caso, pesquisadores introduziriam no animal um tipo de “proteína-iluminante” que ficaria ligada a um gene. Ao se manifestar, o gene se "acenderia", iluminando o interior do animal. Com a luz interna, os cientistas poderiam examinar ainda com mais clareza os órgãos internos do anfíbio.

Fonte: uai.com.br/

 

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.