Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

TV em três dimensões (3D)

 

TV em três dimensões (3D)

A Telefônica planeja testar em São Paulo, ainda este ano, um sistema de TV em três dimensões (3D), que não precisa de óculos especiais. "Com sorte, começaremos os testes no Brasil antes da Espanha", disse Raúl Ortega del Río, diretor da Telefónica Investigación y Desarrollo, empresa de pesquisa da operadora. Em parceria com a TVA, de quem é acionista, a operadora vai oferecer o serviço via IPTV (vídeo via internet direto no televisor) para os clientes da região dos Jardins, em São Paulo, que possuem conexão de fibras ópticas. Na Espanha, onde também haverá um piloto, o IPTV da empresa se chama Imagenio.

A Telefônica demonstrou a TV 3D durante o evento ABTA 2008, em São Paulo, com um aparelho da Philips. Para assistir os programas tridimensionais, o espectador precisa de um televisor especial. O modelo de 42" da Philips sai por 18 mil no Brasil, incluindo impostos e frete. "Hoje, a tecnologia é mais voltada para aplicações corporativas", disse Renato Secco, gerente da Philips. "Em três ou quatro anos, deve se tornar mais acessível ao consumidor."

Apesar de o aparelho estar disponível comercialmente há pouco mais de um ano, ainda não existe no mundo serviço de TV em três dimensões voltado ao cliente residencial. A Deutsche Telekom fez demonstrações em Hannover, na Alemanha, no ano passado. A Philips aposta, por enquanto, no uso do televisor 3D para exibir propaganda em lugares públicos, como shopping centers e hotéis, e em aplicações para setores como educação e farmacêutico.

O aparelho acaba com a necessidade dos velhos óculos de lentes verde e vermelha. A tela projeta imagens um pouco diferentes para o olho esquerdo e o olho direito, para criar a ilusão da tridimensionalidade. A TV usa pequenas lentes sobre os pontos vermelhos, verdes ou azuis, que formam a imagem. Essas lentes fazem com que sejam mostradas imagens tridimensionais para nove ângulos diferentes de visão. Quando o espectador fica entre dois ângulos, ele acaba vendo imagens duplicadas, como os "fantasmas" que aparecem na televisão analógica. Resolver o problema é fácil: é só se mover um pouco para o lado, para receber as imagens certas para o efeito 3D.

A tecnologia funciona com filmes produzidos em 3D e jogos de computador. Os vídeos bidimensionais podem ser adaptados com um sistema chamado Bluebox. A Philips tem televisores 3D de 20 e 42 polegadas, além de um telão de 132 polegadas. Até o fim do ano, serão lançados mais dois modelos: de 22 e 52 polegadas. Não existe padrão de mercado para a TV 3D. Ou seja, um serviço que tem como base o televisor da Philips não funcionaria com equipamentos de outros fabricantes.

O conteúdo 3D se tornou uma grande aposta da indústria. Segundo a rede de cinemas Cinemark, os filmes em 3D permanecem mais tempo em cartaz. Neste ano, foram exibidos três títulos em 3D - A Lenda de Beowulf, Hannah Montana e Viagem ao Centro da Terra - e mais dois devem entrar em cartaz. Para 2009, estão previstos nove títulos.

A televisão 3D serve de argumento para a TVA e a Telefônica de que a entrada das concessionárias locais no mercado de TV por assinatura traz inovações e serviços diferenciados para os usuários, na briga com a Net e a Embratel. "A Telefônica e seus parceiros já têm mais de 600 mil clientes de TV por assinatura", disse Leila Loria, diretora-geral da TVA. A Telefônica planeja investir R$ 123 milhões este ano para ampliar sua rede de fibras ópticas e atender clientes residenciais em bairros de São Paulo e no interior.

 

Fonte: br.noticias.yahoo.com

Oprah Winfrey terá sua própria rede de TV nos EUA

TV ONLINE NO BRASIL

SITES DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL

PROGRAMAS DE TV NO BRASIL

VER TV POR INTERNET - CANALES DE TELEVISÃO AO VIVO

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.