Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Brasil pode ter novo reservatório gigante de petróleo, diz ANP

 

Brasil pode ter novo reservatório gigante de petróleo, diz ANP

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras pode ter encontrado na bacia de Santos um reservatório de petróleo e gás com até 33 bilhões de barris, cinco vezes mais que o megacampo de Tupi descoberto na região no ano passado, informou o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, nesta segunda-feira.

Lima disse que informações "oficiosas" da Petrobras avaliaram que a área conhecida como Carioca, na bacia de Santos, conteria a reserva gigante.

"Estamos sabendo por canais não oficiais, oriundos da operadora, que o prospecto do Carioca, que é chamado internacionalmente de Pão-de-Açúcar ('sugar loaf') apontaria para reservas cinco vezes maiores do que a reserva de Tupi", disse o executivo durante apresentação em seminário no Rio e em comentários posteriores a jornalistas.

Segundo Lima, o campo teria reservas em torno de 33 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás), enquanto as reservas de Tupi são estimadas entre 5 e 8 bilhões de boe recuperáveis.

"Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos 30 anos, e atualmente o terceiro maior campo de petróleo do mundo", afirmou Lima, sem deixar claro se o número de 33 bilhões de barris se referia a reservas recuperáveis, como no caso de Tupi, ou a reservas totais.

A Petrobras não confirmou a informação e não tinha nenhum executivo imediatamente disponível para falar sobre o assunto, mas informou que a área do Carioca fica na camada ultra-profunda pré-sal, onde está Tupi e local considerado de elevado potencial para grandes descobertas.

Carioca está no bloco BM-S-9 operado pela Petrobras (45 por cento de participação), em associação a BG Group (30 por cento) e Repsol YPF (25 por cento).

Em setembro do ano passado, a Petrobras havia anunciado que um poço exploratório no bloco BM-S-9 havia descoberto petróleo leve de 27 graus API, produto de maior valor comercial do que o petróleo pesado normalmente produzido no Brasil. Tupi também possui petróleo leve.

"Os novos investimentos a serem feitos na área contemplarão a perfuração de outros poços e o desenvolvimento de novas tecnologias, que permitirão o avanço exploratório nas águas profundas da Bacia de Santos", disse a Petrobras na ocasião.

Apenas mais um poço foi furado, segundo a assessoria da estatal.

"Ainda estamos perfurando o segundo poço e não foi concluído", afirmou uma assessora após o anúncio de Lima.

Segundo a assessoria da estatal, tecnicamente Carioca ainda não pode ser chamado de campo porque não foi declarado comercialmente viável. O possível novo campo fica a Oeste do campo de Tupi.

O Ministério das Minas e Energia afirmou que não se pronunciaria sobre o assunto.

As ações da Petrobras reagiram imediatamente aos comentários de Lima. Por volta das 14h10, os papéis da empresa subiam 5,7 por cento, depois de terem operado em baixa durante boa parte da manhã, enquanto o Ibovespa cedia 0,3 por cento.

Relatórios de bancos internacionais, como o UBS e Credit Suisse, já estimavam no ano passado que as reservas vizinhas poderiam ser muito maiores do que Tupi.

 

Fonte: br.noticias.yahoo.com

 

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.