Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Dalai-lama diz que China realiza "genocídio cultural" no Tibete

 

Dalai-lama diz que China realiza "genocídio cultural" no Tibete

O líder espiritual do Tibete, dalai-lama, afirmou nesta segunda-feira que Pequim promove um "genocídio cultural" no território do Himalaia, apesar de as autoridades chinesas negarem a acusação.

Em uma entrevista concedida à NPR, rádio pública norte-americana, o líder exilado, 72, atualmente em uma visita aos Estados Unidos, afirmou contudo que confia no seu retorno a sua pátria.

O dalai-lama, em exílio na Índia após fugir de uma revolta frustrada em 1959, disse lamentar o desaparecimento da cultura tibetana sob a chamada norma de autonomia de Pequim.

"Já que temos nossa própria e única herança cultural, que inclui nossa língua, nossa escrita, estes assuntos deveriam estar nas mãos do Tibete, que sabe de nossa cultura, de nossa religião", disse.

"Com este plano atual, seja intencional ou não, um tipo de genocídio cultural está sendo efetuado", disse o líder, cuja visita aos Estados Unidos é sua primeira viagem ao exterior desde o recrudescimento da repressão aos protestos em favor do Tibete.

Os tibetanos no exílio afirmam que a repressão deixou mais de 150 tibetanos mortos enquanto Pequim afirma que os "revoltosos" tibetanos provocaram a morte de 20 pessoas nos últimos distúrbios no território, iniciados no dia 10 de março.

Na próxima semana, uma autoridade do governo Bush se reunirá com dalai-lama nos EUA, informou nesta segunda um porta-voz do Departamento de Estado, Tom Casey.

A secretária de Estado adjunta, encarregada da democracia e dos direitos humanos, Paula Dobriansky, "se reunirá com o dalai-lama no dia 21 de abril em Michigan", declarou o porta-voz.

 

Fonte: folha.uol.com.br

 

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.