Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Marca suíça cria carro que sabe mergulhar

 

Marca suíça cria carro que sabe mergulhar

Quando Frank M. Rinderknecht, dono da Rinspeed, divulgou que faria um carro capaz de submergir, o sQuba, muita gente deve ter duvidado de que isso era possível. Não deveria, uma vez que este suíço já provou ser capaz das coisas mais malucas e divertidas sobre rodas, como o eXasis, o esportivo transparente, e o Splash, o carro-anfíbio que anda “sobre as águas”, entre outras criações. Pouco antes do início do Salão de Genebra, onde o carro será mostrado oficialmente, eis as primeiras fotos do sQuba submergindo. E ele é bonito até debaixo d’água (literalmente)!

A inspiração, como se pode imaginar, é o Lotus Esprit que o espião mais famoso do cinema (Bond, James Bond) usou para escapar de seus perseguidores no filme “O Espião que me Amava”. “E é exatamente 30 anos depois de o filme ter sido feito que esta sequência incrível, ainda que animada, se materializa e vira realidade no mundo atual”, diz Rinderknecht.

O que o sQuba deve ter de mais surpreendente, além de poder mergulhar (a até 10 m de profundidade) é o fato de ele ser elétrico. As baterias de íons de lítio costumam ser leves, mas, mesmo assim, é incrível que o carro pese menos de 920 kg. Com isso, seu motor, que não é exatamente um primor de potência (73 cv a 4.500 rpm) ou de torque (160 Nm a 1.500 rpm), consegue levar o pequeno e limpo esportivo a 120 km/h de máxima e a 80 km/h, partindo do 0, em 7,1 s.

O sQuba tem 3,79 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,12 m de altura e 2,30 m de entreeixos. Como todo bom esportivo, tem tração traseira, mas seu câmbio, sobre o qual não há muitas informações, parece ser automático, tendo apenas três posições: R (ré), N (neutro e F (frente). O carro é bastante baixo: fica a apenas 1,3 cm do chão!

Para navegar, o sQuba tem dois propulsores por hélice na “popa” do carro. Para dar uma de submarino, o carrinho suíço tem dois jatos que ficam sob suas extremidades traseiras. A velocidade na água é bem baixa: 6 km/h sobre a água e 3 km/h debaixo dela.

As suspensões do sQuba são independentes nas quatro rodas, com braços sobrepostos, e as rodas são de aro 17” na dianteira e de aro 18” na traseira, respectivamente com pneus 205/40 R17 e 225/40 R18.

O inusitado do sQuba se completa com o fato de ele ser um roadster. Se James Bond tivesse de dirigi-lo, teria de usar um smoking de neoprene. A explicação para isso, entretanto, é simples: vidros comuns não resistiriam à pressão da água, mesmo que apenas a 10 m de profundidade. Também há o gosto de Rinderknecht, notório apreciador de roadsters. Para não matar o superagente afogado, o carro conta com tanques de oxigênio com bocal no painel, tanto para o motorista quando para o passageiro (todas as mulheres de James Bond morrem, mas não precisa ser no carro...).

Assim como outros modelos da Rinspeed, o sQuba será apenas um modelo de demonstração, um filho único (ainda que de pai muito rico... e excêntrico).

 

Fonte: webmotors.com.br

 

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.