Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Oscar consagra os irmãos Coen

 

Oscar consagra os irmãos Coen

HOLLYWOOD (AFP) - A 80a. edição do Oscar representou a consagração dos irmãos Joel e Ethan Coen, que viram seu "Onde os Fracos Não Têm Vez" sair da festa de premiação como o grande vencedor da noite, com quatro estatuetas, incluindo melhor filme e direção para a dupla, confirmando o favoritismo que havia sido estabelecido na temporada de prêmios.

O longa-metragem de Joel, 53 anos, e Ethan Coen, 50, também levou o Oscar de roteiro adaptado e ator coadjuvante, para o espanhol Javier Bardem. Os Coen tinham apenas um Oscar em sua carreira de mais de 20 anos, pelo roteiro original de Fargo em 1997.

A fiel adaptação do livro do escritor americano Cormac MacCarthy, "Onde os Velhos Não Têm Vez" ("No Country for Old Men"), se passa no início dos anos 80 no Texas, perto da fronteira com o México, para narrar uma história de narcotráfico com um vilão implacável, Anton Chigurh, na pele do espanhol Javier Bardem.

Os quatro prêmios de interpretação foram atribuídos a estrangeiros. O melhor ator foi o britânico Daniel Day-Lewis, que recebeu o segundo Oscar de sua carreira, pelo papel de um prospector de petróleo inescrupuloso no filme "Sangue Negro."

O ator britânico, que vencera o Oscar pela primeira vez em 1989 por "Meu Pé Esquerdo", confirmou o favoritismo depois de ter recebido diversos prêmios por sua interpretação de Daniel Plainview no longa de Paul Thomas Anderson, que também levou a estatueta de fotografia.

No agradecimento, o britânico fez uma homenagem à atriz Helen Mirren, que entregou a estatueta, e citou a esposa e os filhos, além do diretor do filme.

A estatueta de melhor atriz ficou com a francesa Marion Cotillard, de 32 anos, por sua interpretação de Edith Piaf em "Piaf - Um Hino ao Amor".

Ela foi a segunda atriz a levar a estatueta por uma atuação em um idioma que não o inglês. A primeira foi a italiana Sophia Loren, em 1962.

"Oh, muito obrigado. Olivier, o que você fez comigo, você balançou a minha vida. Você realmente balançou minha vida", afirmou ao agradecer ao diretor Olivier Dahan.

"Estou sem palavras .. agradeço à vida, agradeço ao amor - e é verdade, existem alguns anjos nesta cidade. Muito, muito obrigado".

Cotillard, 32 anos, foi a segunda francesa a vencer na categoria principal, depois de Simone Signoret em 1960. Juliette Binoche venceu como atriz coadjuvante em 1997 por "O Paciente Inglês".

Entre os atores coadjuvantes, uma barbada e uma surpresa, com as vitórias de Javier Bardem, já esperada, e da britânica Tilda Swinton, que não estava entre as favoritas e garantiu o único prêmio da noite para "Conduta de Risco".

Bardem é o primeiro espanhol a receber um Oscar de interpretação.

Em um discurso emocianado, o ator agradeceu em espanhol à mãe, a atriz Pilar Bardem, que o acompanhava na cerimônia. Também agradeceu aos irmãos Coen e fez piada sobre o penteado de seu personagem no filme.

Com o papel do assassino Anton Chigurh, Javier Bardem já havia conquistado todas as estatuetas da temporada de premiação do cinema americano, incluindo o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores (SAG).

A britânica Tilda Swinton surpreendeu ao vencer o Oscar de atriz coadjuvante por seu papel de fria advogada em "Conduta de Risco", que havia sido indicado em sete categorias.

"Uau, eu não esperava por isto, feliz aniversário baby", disse a atônita atriz ao receber a estatueta .

A atriz não estava entre as mais cotadas da categoria, que para muitos tinha como favoritas a australiana Cate Blanchet ("Não Estou Lá") e a veterana Ruby Dee ("O Gângster").

A atriz de 47 anos, formada em Cambridge, integrou a Royal Shakespeare Company antes de se dedicar aos longas-metragens.

"Onde os Fracos Não Têm Vez", com oito indicações, saiu da festa com quatro estatuetas. "Sangue Negro", que concorria ao mesmo número de categorias, levou apenas duas.

O segundo filme mais premiado da noite foi "Ultimato Bourne", que brilhou nas categorias técnicas e venceu em três categorias: montagem, edição de som e mixagem de som.

"Piaf", além de melhor atriz, também foi o ganhador na categoria maquiagem.

A comédia "Juno", que recebera quatro indicações, incluindo filme, atriz e diretor, levou o Oscar de roteiro original, escrito pela novata Diablo Cody, que antes de trabalhar em cinema chegou a atuar como stripper.

Muito emocionada, a roteirista de 29 anos agradeceu à família, à atriz Ellen Page e ao diretor Jason Reitman. Além disso, dedicou a estatueta aos escritores, que realizaram uma greve de quase três meses para obter melhores condições de trabalho.

Na categoria de filme estrangeiro, o prêmio foi para a Áustria com "Die Fälscher" ("The Counterfeiters"), que mostra a produção de dinheiro falso em um campo de concentracção durante a Segunda Guerra Mundial.

O melhor filme de animação foi "Ratatouille". O Oscar honorário foi atribuído ao diretor de arte Richard Boyle, de 98 anos.

A cerimônia de 80 anos do Oscar foi apresentada por Jon Stewart, que parece ter agradado os artistas com piadas sobre Hollywood e o momento político dos Estados Unidos, em meio às primárias dos partidos Democrata e Republicano.

Veja a lista completa de vencedores

 

Fonte: br.noticias.yahoo.com

 

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.