Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Ingrid Betancourt Nobel da Paz

 

Ingrid Betancourt Nobel da Paz

O Chile apresentará oficialmente a candidatura da franco-colombiana Ingrid Betancourt ao Prêmio Nobel da Paz, informou o ministro das Relações Exteriores chileno, Alejandro Foxley, durante visita ao Uruguai.

Antes de a carta da candidatura ser enviada aos encarregados de escolher o vencedor do prêmio, a indicação de Betancourt --uma idéia da presidente do Chile, Michelle Bachelet-- vai ser debatida em consultas regionais, afirmou Foxley.

O apoio à iniciativa "seria uma mensagem de crença na força do espírito humano, uma mensagem de paz e um repúdio definitivo a toda forma de terrorismo no mundo", disse o ministro, que acompanha Bachelet em uma viagem oficial iniciada nesta segunda-feira.

Betancourt, libertada na semana passada pelo Exército colombiano depois de mais de seis anos em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), disse nesta segunda, em Paris, que não se sente merecedora do Nobel da Paz.

"O Prêmio Nobel é algo que está muito longe. Não o mereço, não acho que o mereça", afirmou a ex-refém.

Operação

Betancourt foi resgatada no último dia 2, em uma operação realizada pelo Exército colombiano. Além dela, foram libertados os americanos Thomas Howes, Marc Gonsalves e Keith Stansell --ligados ao Departamento de Defesa dos EUA-- e 11 militares e policiais colombianos.

Militares da Colômbia disfarçados de trabalhadores humanitários resgataram Betancourt, a refém mais importante das Farc, seqüestrada em 2002 quando fazia campanha eleitoral como candidata à Presidência da Colômbia.

O resgate ocorreu na floresta do departamento de Guaviare, segundo o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos. Militares colombianos fingiram ser membros de uma organização fictícia que supostamente iria levar os reféns de helicóptero a outro local, para se encontrarem com o líder das Farc, Alfonso Cano.

"Os helicópteros, que na realidade eram do Exército pegaram os reféns em Guaviare e os levaram à liberdade", afirmou o ministro. Dois guerrilheiros foram capturados na operação.

 

Fonte: folha.uol.com.br

Vídeo da operação de resgate de Ingrid Betancourt

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.