Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

COMO EVITAR A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP) NO BRASIL

 

COMO EVITAR A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP) NO BRASIL

Trombo vem do grego thrómbos e significa coágulo sangüíneo. Trombose Venosa é a formação ou desenvolvimento de um coágulo nas veias. A Trombose pode ocorrer em uma veia situada superficialmente, logo abaixo da pele, e é chamada de Tromboflebite Superficial, Tromboflebite ou Flebite. Este tipo de Trombose é menos comum e corresponde a 10% do casos da doença. Quando o trombo se forma em veias profundas, no interior dos músculos, caracteriza a Trombose Venosa Profunda ou TVP, responsável por sua maior incidência: 90%.

 

Segundo Simone Beatriz da Silva Franco, angiologista do Centro de Diagnóstico Vascular (CDV), a complicação mais grave da Trombose Venosa Profunda é quando o coágulo se desprende da veia, provocando uma obstrução parcial ou total na artéria pulmonar ou em seus ramos, quadro clínico conhecido como Embolia Pulmonar.

Ela explica que há pessoas que estão mais sujeitas a desenvolver uma TVP. Estas são classificadas da seguinte maneira:

Pacientes de baixo risco – Aqueles que serão submetidos a cirúrgia e/ou imobilidade prolongada, sem doença associada e idade inferior a 40 anos;
Pacientes de risco moderado – Aqueles que serão submetidos a cirúrgia e/ou imobilidade prolongada, com idade superior a 40 anos;
Pacientes de alto risco – Aqueles que serão submetivos a cirúrgia e/ou imobilidade prolongada, que apresentam problemas cardíacos ou tiveram enfarto recente, possuem histórico familiar de alterações na coagulação de sangue.

Fatores agravantes para a coagulação do sangue:

-Varizes nos membros inferiores;
-Uso de anticoncepcionais;
-Obesidade;
-Limitação física para andar;
-Permanecer sentado por longas horas (viagens de avião, por exemplo).

Tais situações favorecem a formação de trombos devido a baixa velocidade do sangue nas veias levando à estagnação. Quaisquer fatores que provocam lesão na fina e lisa camada interna da veia também  podem desencadear a Trombose, assim como os casos de fácil coagulação e hipercoagulabilidade.

Sintomas


A angiologista afirma que 60% dos casos de TVP são assintomáticos, ou seja, sem sintomas aparentes. Nos casos sintomáticos, em geral em até três dias surgem inchaço, dor e vermelhidão nas pernas. Qualquer alteração dever ser verificada”, alerta dra Simone, completando que o diagnóstico precoce, por meio de exames especiais, garante um tratamento mais eficaz e evita a evolução para uma Embolia Pulmonar.

Medidas preventivas

“Em viagens aéreas é comum passar muitas horas sentado na mesma posição. A dica é, sempre que possível e dentro dos limites de segurança, caminhar durante o vôo, movimentar pés e pernas para ativar a circulação das veias e beber bastante líquido. O ar seco e a pressão atmosférica baixa diminuem a hidratação do corpo “, diz dra Simone.

Já as pessoas que têm fatores de risco devem consultar um especialista para indicar qual a melhor medida preventiva. Segundo a angiololista, “a grande maioria dos hospitais já tem uma preocupação com a  prevenção da TVP adota condutas específicas com estes pacientes como a utilização de aparelhos, meias elásticas anti-trombóticas e até  medicamentos injetáveis anticoagulantes que minimizam as probalidades da doença”, finaliza.


Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.