Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Vídeo da operação de resgate de Ingrid Betancourt

 

Vídeo da operação de resgate de Ingrid Betancourt

O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, apresentou nesta sexta-feira um vídeo que registra o momento de resgate dos quinze reféns em poder da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), na quarta-feira passada, para rechaçar as versões da imprensa de que a libertação teria acontecido mediante o pagamento de milhões de dólares.

O vídeo mostra os ex-reféns se abraçando e chorando de alegria ao serem informados que havia sido resgatados pelo Exército da Colômbia, quando imaginavam que apenas seriam transferidos a outro reduto dos guerrilheiros.

"Isso é absolutamente falso", afirmou Santos com veemência, acrescentando que a "amante" do guerrilheiro responsável pelos reféns, "nada teve a ver, não foi contatada para esta operação, não foi pago a ela nenhum centavo. Nesse sentido a informação carece de toda a veracidade", declarou

Uma versão da rádio suíça Suisse Romanda (RSR), assegurou que o governo colombiano pagou US$ 20 milhões (cerca de R$ 32 milhões) pelos reféns.

"Na realidade os 15 reféns foram comprados a preço considerável, depois que começou a encenação", afirmou a rádio citando uma "fonte ligada aos acontecimentos, confiável e posta à prova em reiteradas ocasiões nos últimos anos".

O ministro declarou que o governo dos Estados Unidos havia sido informado da operação uma semana antes, e que Washington a aprovou, mas negou ter recebido ajuda direta para sua realização desse país ou de Israel --informação também veiculada pela imprensa.

A ex-refém franco-colombiana Ingrid Betancourt, resgatada com três americanos e 11 militares e policiais colombianos, rejeitou hoje em Paris a versão de suborno.

"Francamente, não creio que me possam enganar facilmente. Não. Não acho que tenha sido uma encenação", como afirma a rádio suíça, sobre a operação que permitiu o resgate desse grupo de seqüestrados.

Santos afirmou ainda que as Farc "estão rachadas, fragilizadas", e que o grupo enfrenta "sérios problemas de comando, controle e comunicação".

 

Fonte: folha.uol.com.br

Chávez pede a Europa que tire Farc da lista de terroristas

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.