Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Veja o que está em jogo com o lançamento do foguete

 

Veja o que está em jogo com o lançamento do foguete

A Coreia do Norte lançou por volta das 11h30 deste domingo (23h30 de sábado pelo horário de Brasília) o foguete de longo alcance destinado, segundo o país, a colocar um satélite experimental de telecomunicações em órbita. Os governos da Coreia do Sul, dos EUA e do Japão, que dizem que o lançamento disfarça um teste do míssil de longo alcance Taepodong-2, confirmaram o lançamento do foguete e classificaram o ato como "lamentável" e como uma "provocação".

Por que a Coreia do Norte lançou o foguete?

A máquina de propaganda norte-corenana vai retratar um lançamento bem sucedido como um símbolo de força da liderança de Kim Jong-il depois de um suposto derrame em agosto levantar questões sobre seu poder. Também mostrará a todos os coreanos que o Norte lançou um foguete carregando um satélite antes do rico Sul, que pretende fazer o mesmo em julho.

Internacionalmente, o lançamento sinaliza ao presidente americano, Barack Obama, que a Coreia do Norte está chegando perto de desenvolver uma arma que possa atingir o território americano e que o país deve ser encarado com seriedade.

Do ponto de vista do mercado de armas, o lançamento pode servir para a Coreia do Norte vender ao mundo que sua tecnologia balística está se desenvolvendo, uma vez que a venda de armas é um dos principais itens que o isolado país pode oferecer.

Por que o foguete é perigoso?

No curto prazo, a maioria dos especialistas considera que o maior risco que o foguete pode oferecer são seus pedaços caindo após o lançamento.

No longo prazo, qualquer tipo de teste aumenta a ameaça representada pela Coreia do Norte porque a deixa mais perto de construir um míssil que poderia atingir o território dos EUA. Especialistas dizem que não acreditam que a Coreia do Norte tenha a capacidade de colocar uma arma nuclear em um míssil, mas pode estar tentando desenvolver a tecnologia.

Ainda se eles tivessem essa tecnologia, eles ainda não parecem ter a capacidade de guiar um míssil para um alvo.

Por que Pyongyang avisou o mundo do lançamento?

Isso fortalece o argumento norte-coreano de que os motivos são pacíficos. A Coreia do Norte alega que todo país tem o direito de explorar o espaço pacificamente e que as sanções da ONU que a proíbem de desenvolver mísseis balísticos não se aplicam no caso do lançamento de um satélite.

O lançamento de um míssil não é diferente do lançamento de um satélite?

Para os EUA, Coreia do Sul e Japão, não há diferença entre os dois porque a Coreia do Norte usa o mesmo foguete --o Taepodong-2. Os três países veem qualquer teste deste foguete como uma violação das resoluções da ONU porque o lançamento ajuda o Norte a melhorar sua tecnologia de mísseis de longo alcance.

Por outro lado, um teste de míssil completo incluiria uma reentrada na atmosfera no alvo e seria um desafio tecnológico maior do que o lançamento de um satélite.

Os especialistas também têm dúvidas se o Norte pode de fato produzir um satélite que funcione e colocá-lo em órbita. Mas eles dizem que a Coreia do Norte pode ser capaz de fazer um baseado em desenhos rudimentares de satélites soviéticos antigos.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: folha.uol.com.br

China constrói estação espacial

China se torna 3ª maior economia

China mobiliza tropas na fronteira tibetana

Calendário Pirelli 2009

Mulher solteira procura marido aos 107 anos

Cadeira de rodas movida pelo cérebro

Crise econômica derruba Governo da Islândia

Dalai-lama diz que China realiza genocídio cultural no Tibete

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.