Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

QUEM É EDIR MACEDO?

 

QUEM É EDIR MACEDO?

Edir Macedo Bezerra (Rio das Flores, 18 de fevereiro de 1945) é um empresário e religioso brasileiro, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e proprietário da Rede Record de Televisão. Promotora e defensora da Teologia da Prosperidade, a IURD cresceu e tornou-se a quarta maior corrente religiosa do país, segundo o Censo de 2000.

Nascido numa família católica praticante, cultivou esta fé e, posteriormente, freqüentou terreiros de umbanda antes de se tornar evangélico. No início dos anos sessenta, era membro da Igreja de Nova Vida. Em 1971 casou-se com Esther Eunice Rangel. Iniciou seu trabalho evangelístico como pastor em 1974, ano em que criou o Ministério Cruzada Para o Caminho Eterno, onde pregava ao ar livre, em um coreto, localizado em uma praça do Méier, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1977, fundou a Igreja Universal do Reino de Deus, cuja primeira sede funcionava no prédio de uma antiga funerária, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e hoje está na Catedral Mundial da Fé. Bacharelou-se em teologia em 1981. Estima-se que sua denominação religiosa tenha mais de quinze milhões de fiéis no Brasil e templos em mais de cento e setenta países no mundo.

Em 9 de novembro 1989 comprou a Rede Record, e atualmente também é proprietário da Rede Família, Record News, Line Records, Rede Aleluia, formada por 65 emissoras de rádio e um parque gráfico o Universal Produções. Autor de vários livros de caráter religioso, e do polêmico best-seller "Orixás, Caboclos e Guias, Deuses ou Demônios", detém também doutoramentos por cursos livres de pós-graduação em Teologia e em Filosofia Cristã, e Honoris Causa em Divindade, todos pela Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo.

Em 27 de setembro de 2007, fundou a Record News canal de notícias 24 horas da Rede Record

É o fundador e responsável direto pela IURD em mais de cento e setenta países da Europa, Ásia, Oceania, África e Américas.

Formação acadêmica

  • Bacharel em Teologia - Faculdade Evangélica de Teologia "Seminário Unido"
  • Doutor em Teologia - Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (FATEBOM)
  • Doutor em Filosofia Cristã - Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (FATEBOM)
  • Doutor Honoris Causa em Divindade - Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (FATEBOM)
  • Mestre em Ciências Teológicas - Federación Evangélica Española de Entidades Religiosas - "F.E.E.D.E.R" (Madrid)

N.B.: Cursos de doutorado da FATEBOM são "Cursos Livres" em nível de pós-graduação, não credenciados ou reconhecidos pelos órgãos governamentais competentes

Títulos

  • Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro (conferido pela Assembléia Legislativa, conforme a resolução 41/1987;
  • Medalha Tiradentes (conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro);
  • Cidadão Petropolitano (Câmara Municipal de Petrópolis - RJ);
  • Cidadão Paulistano (Câmara Municipal de São Paulo).

Denúncias

Na década de 90, depois de ter comprado a Rede Record, surgiram na mídia nacional (principalmente nas Organizações Globo) uma série de matérias denunciando supostos crimes de Edir Macedo, e também criticas a doutrina pregada em sua Igreja, pela forma de como prega sobre dízimos, ofertas e curas. Em 1992 ele foi preso sob acusações de charlatanismo e curandeirismo. Ele foi inocentado das acusações e solto, porém uma foto tirada nesta época, na carceragem da 91° DP (Vila Leopoldina), em São Paulo, tornou-se um dos símbolos dos fiéis da Igreja Universal, e acabaria por ilustrar a capa de uma biografia do bispo, anos depois.

Algumas das denúncias atribuidas a Edir Macedo são:

* O Jornal Nacional em 1995 apresentado pela Rede Globo apresentou uma matéria-denúncia sobre como Macedo ensina seus bispos e pastores a convencerem os fiéis da IURD a darem ofertas e dízimos, em meio a brincadeiras com o dinheiro arrecadado e frases como "ou dá ou desce", referindo-se a fiéis que não davam o dízimo.

* Em agosto de 1989 o jornalístico Documento Especial da extinta Rede Manchete também apresentou uma reportagem criticando os meios da IURD de arrecadar dinheiro.

* Edir Macedo também foi denunciado pelo Ministério Público por importação fraudulenta de equipamentos e uso de documento público falso e um processo foi aberto pela Justiça Federal,[4] processo que já foi arquivado por terem sido Edir Macedo e diretores da Rede Record considerados inocentes pela Justiça.

* Enfrentou processos devido ao fato do conteúdo de seu livro, Orixás, Caboclos e Guias - Deuses ou Demônios, apresentar várias opiniões contrárias as doutrinas das Religiões afro-brasileiras e ao Espiritismo, o que levou a Justiça a suspender a circulação do livro, que, de acordo com a decisão, "extrapola os limites da liberdade religiosa".

No auge do incidente do "chute na santa" foi apresentada mini-série na Rede Globo, chamada Decadência. A série falava sobre a vida de um pastor evangélico corrupto e devasso, interpretado por Edson Celulari. Segundo um documentário da Rede Record sobre a prisão de Macedo, algumas falas do personagem foram retiradas de trechos de declarações públicas de Edir Macedo, para sugerir uma identificação entre ambos.

* Em 2009, novamente foi alvo de denúncias, desta vez pelo Ministério Público de São Paulo. A ação criminal foi aberta pelo juiz Gláucio de Araujo, da 9ª vara criminal de SP, que acusa o bispo e mais nove pessoas ligadas a ele. Todos são acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo a denúncia da promotoria, Macedo e os outros acusados teriam feito desvio de dinheiro de doações de fiéis, também se aproveitando da isenção de impostos oferecida a igrejas de qualquer culto, determinada pela constituição brasileira. De acordo com a denúncia, aceita pela justiça, para esconder a origem do dinheiro, o bispo e os outros acusados usaram um esquema de lavagem de dinheiro que envolveu empresas de fachada no Brasil e no exterior. Os recursos então, voltaram ao Brasil, na forma de empréstimos feitos pelos chamados "laranjas" de Edir Macedo e foram usados para comprar empresas. A denúncia ainda está sendo apurada. Diversas emissoras de televisão brasileira, como a Rede Globo, SBT e Rede Bandeirantes divulgaram a denúncia.

Documentário

Em 14 de outubro de 2007 foi exibido um documentário na Rede Record sobre a sua prisão.

Algumas obras literárias

  • Nos Passos de Jesus
  • Orixás, Caboclos e Guias - Deuses ou Demônios

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Google recorrerá de sentença sobre comunidades anti-Edir Macedo no ...

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS NO BRASIL

POLÍTICA DO BRASIL

Enciclopédia virtual do Google

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.