Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Morre Kim Dae-jung, impulsor da reconciliação entre as Coreias

 

Morre Kim Dae-jung, impulsor da reconciliação entre as Coreias

O ex-presidente sul-coreano Kim Dae-jung morreu nesta terça-feira, aos 83 anos, após passar dois meses internado por uma pneumonia. Dae-jung foi uma das figuras mais importantes da democracia sul-coreana e o grande impulsor da política de reconciliação com a Coreia do Norte, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2000.

Dae-jung foi o primeiro político da Coreia do Sul a se reunir com o ditador norte-coreano, Kim Jong-il, durante a histórica cúpula de 2000 em Pyongyang. A iniciativa foi copiada por seu sucessor na Presidência, Roh Moo-hyun, em 2007.

Na reunião de então, foi assinado um acordo histórico que favoreceu a reconciliação nacional, a diminuição das tensões militares e a cooperação econômica, além de ter facilitado o reencontro de famílias separadas à força pela guerra.

Poucos meses após sua visita ao Norte, recebeu o Prêmio Nobel da Paz "por seu trabalho pela democracia e os direitos humanos na Coreia do Sul e pela paz e a reconciliação com a Coreia do Norte".

O ex-presidente era muito respeitado por seu histórico de luta pela democracia em um país que viveu sob uma ditadura até meados dos anos 80, período em que ele mesmo sofreu várias tentativas de assassinato, uma condenação à morte e ficou exilado por um longo tempo.

Foi também o primeiro presidente a chegar ao poder à frente da oposição progressista, já com mais de 70 anos, após passar uma década em prisão domiciliar, cinco anos na prisão e vários outros no exílio.

Sua carreira como ativista democrático começou pouco após o fim da Guerra da Coreia (1950-1953). Ele atuou como defensor da democracia em plena sucessão de ditaduras militares, até meados dos anos 80.

Declarado inimigo político do então ditador sul-coreano, o general Park Jung-hee, em 1973 foi sequestrado em Tóquio em uma tentativa de assassinato encoberta pelo serviço secreto do país. A espionagem americana evitou sua morte.

Outro dos episódios decisivos em sua vida foi o papel que teve nos protestos pró-democráticos de Gwangju contra o mandato de outro general, Chun Doo-Hwan, nos quais 200 pessoas morreram após uma sangrenta repressão.

Kim foi condenado à morte por encorajar o protesto, mas depois a pena foi reduzida a 20 anos de prisão. Ele acabou ficando no exílio até 1985, ano do começo da transição democrática na Coreia do Sul.

Foi vencedor das eleições em 1997 com 40% dos votos e pela primeira vez um partido opositor e progressista tomou o poder na Coreia do Sul, o que inaugurou um período de dez anos de governos reformistas.

O então líder tirou o país da crise financeira e apostou na aproximação intercoreana com uma política de reconciliação ambiciosa que nunca antes tinha sido tentada.

Crise

No entanto, Kim Dae-jung não ficou de fora da polêmica que costuma cercar todos os presidentes sul-coreanos e se viu envolvido em escândalos de corrupção familiar.

Em 2003, revelou-se que a reunião de Pyongyang foi, em parte, graças a um pagamento de US$ 500 milhões ao regime comunista.

Sua morte foi muito sentida pelo povo coreano que o respeitava, apesar de ter se posicionado claramente contra o atual chefe de Estado, o conservador Lee Myung-bak.

"Perdemos um grande líder. O povo lembrará dele por seu compromisso com a democracia e a reconciliação nacional", disse Lee nesta terça-feira.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Filho de John Travolta morre aos 16 anos

Vídeo do alpinista que morre abandonado no Aconcágua

Mulher morre em apartamento com mais de 4t de lixo e 40 animais em ...

MORRE MICHAEL JACKSON

Morre aos 83 anos o ator Paul Newman

Morre o escritor Austregésilo Carrano Bueno

Morre David Carradine, da série 'Kung Fu'

Morre ator de Harry Poter

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.