Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

SMARTPHONE OU NETBOOK?

 

SMARTPHONE OU NETBOOK?

São Paulo, (AE) - Decidir se você precisa mais de um netbook ou de um smartphone começa por uma simples questão. No seu dia a dia, o que é mais necessário: produtividade ou conectividade? Você precisa de um aparelho para criar e editar arquivos com facilidade ou de um equipamento que esteja sempre à mão, para se conectar à web de qualquer lugar?

A resposta, porém, não é tão clara quanto parece. Pois o netbook serviria como um computador ultraportátil para facilitar a edição de documentos, planilhas ou fazer pleno uso dos recursos da internet, como o e-mail e vídeos, em uma tela ainda menor. E o smartphone, por sua vez, seria mais indicado para quem precisa de comunicação móvel, seja pela internet ou pelo telefone, além de trazer de quebra vários recursos, como câmera fotográfica, rádio, GPS.

Para a maior parte das pessoas, produtividade e conectividade são necessidades que andam juntas, seja no mesmo equipamento ou em dois separados. É por isso que netbooks e smartphones ainda são aparelhos bastante distintos que acabam se complementando.Embora tenham pontos em comum, quem usa netbook sabe que ele é mais um PC do que qualquer outra coisa. Ou seja, é usado quando a pessoa realmente precisa estar focada no trabalho.

Com o smartphone é diferente. A qualquer momento, ele serve de apoio para consultar informações de um jeito rápido, o que normalmente é a maior necessidade quando alguém está fora do escritório ou de casa, longe de um computador.

"O consumidor ainda não compara netbook ao smartphone na hora de comprar um deles. Mas num futuro próximo vai ter essa dúvida, sim. E acredito que o netbook vai se sair pior porque ainda será menos móvel que um smartphone", afirma Marcelo Zenga, diretor de marketing da Palm no Brasil, empresa que começou fabricando computadores de mão e se viu obrigada a entrar no mercado de celulares. Deve-se levar em consideração uma certa parcialidade na opinião de Zeng, pois sua empresa trabalha justamente com smartphones.

Entre as empresas ouvidas, foi difícil alguma citar um dispositivo diferente dos que elas oferecem atualmente. A exceção foi a taiwanesa Asus. O gerente de marketing da companhia no Brasil, Marcel Campo, disse que "o smartphone tem tudo para ser o grande companheiro digital do futuro. Mas a tecnologia ainda precisa evoluir bastante para que possamos aposentar por completo outros dispositivos". É bem verdade hoje o uso complementar dos dois aparelhos é bastante comum.

O estudante Danilo Braga, de 20 anos, é um exemplo. Ele estava insatisfeito com apenas o seu N95 até que ganhou um netbook MSI Wind. A performance do aparelho lhe surpreendeu e conquistou, virando seu inseparável companheiro nas aulas da faculdade. Atualmente, ele anda pra cima e pra baixo com um HP Mini 1000. A troca se deu devido a busca por mais portabilidade. Apesar de estar bastante satisfeito com a máquina ele gostaria de um modelo que tivesse a tela um pouco maior. "O teclado nunca me incomodou, já a tela com o uso prolongado acaba sendo desconfortável", conta Braga que usa o N95 como modem 3G do seu netbook.

Netbooks e smartphones podem atender a diferentes necessidades, mas os consumidores já começaram a perceber a semelhança entre os aparelhos e, sua rotina.

Paulo Martins Reis, financista em São Paulo, diz que o smartphone resolve 80% das atividades que ele precisa. E não são poucas. Reis usa o celular para guardar dados completos dos clientes, guarda e envia formulários de contratos, além de responder e enviar e-mails. E os outros 20%? Paulo se lembra de uma vez em que o aparelho não resolveu. "Encontrei um cliente em uma loja e tive de usar o computador de lá e pedir para a secretária enviar os contratos por e-mail", conta. Por isso, agora Paulo pensa em substituir o notebook e o smartphone por um HTC Shift, um tipo de netbook com cara de computador de bolso que roda até Windows Vista, tem conexão 3G e conta com até 60 GB de HD.

A verdade é que o smartphone continua sendo um canivete suíço, com diversas utilidades. Mas, para trabalhar mesmo, só um aparelho com cara de computador dá conta. Tiago Murakami, de 27 anos, que tem um smartphone e um netbook, diz que o telefone é bom para acessar a internet, usar o GPS e ainda serve como modem 3G para o netbook. Mas, para publicar posts no seu blog, trabalhar em um documento ou assistir ao curso que faz, à distância, só mesmo com o netbook.

"Quando não tinha nenhum dos dois, preferi optar pelo smartphone, pois o uso é muito mais intenso e justificaria o investimento. É só tirar ele do bolso e usar. O netbook não tem essa mobilidade. É para usar quando você sabe que sentará em um lugar por um bom período", afirma Tiago.

                  

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Netbook para os hipocondríacos

Netbook de US$ 200 que funciona com oito pilhas AA

Notebook 'dobra/desdobra'

O Googlephone: G1 no Brasil

PALMS E HANDHELDS NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.