Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

SAIBA O QUE É A TANOREXIA

 

SAIBA O QUE É A TANOREXIA

Apresentar uma pele dourada o ano inteiro avançou o sinal da moda e virou uma febre. Não bastasse as polêmicas sobre os supostos danos que o bronzeamento artificial causa à saúde, surge mais um problema para os usuários : o risco de dependência. Antes quem não contava com a praia em frente de casa tinha que esperar o próximo verão para exibir um tom dourado. A chegada das máquinas bronzeadoras mudou tudo. Elas estão na clínica de estética, na academia, e até no salão da esquina, oferecendo uma cor rápida e mais barata que qualquer pacote para o Nordeste.

No exterior, alguns médicos já consideram a possibilidade de tratar o "desejo intenso pelo bronzeamento" como uma compulsão. Essa vontade está sendo chamada na Inglaterra de tanorexia (tan de bronzeado em inglês), uma espécie de distúrbio que induz a pessoa à repetição de uma determinada ação, nesse caso, à exposição exagerada aos raios UV.

Apesar da falta de um estudo científico definitivo, é fácil encontrar adeptas que assumem a dependência. A medicina conhece bem os efeitos da luz sobre o corpo humano. Uma das ferramentas para combater a depressão é a fototerapia, tratamento feiro com luz , que se transformam em estímulos elétricos e chegam até a glândula hipófise. Essa glândula, localizada no cérebro, aumenta a produção das endorfinas , hormônios que promovem bem-estar.

O problema é que os mesmos hormônios que conferem um efeito relaxante podem causar dependência, fazendo com que a pessoa se exponha repetidamente às luzes. Por analogia podemos dizer que o mesmo processo ocorre com as camas de bronzeamento. No país do verão, das praias e do carnaval, mulher bonita e sensual passou a ser sinônimo de cor dourada. Joana "feiticeira" prado, Sheila Mello, Tiazinha e Carla Perez, só para citar algumas referências nacionais de beleza, são adeptas públicas e confessas do bronzeamento artificial. Com esses outdoors ambulantes, o resultado não poderia ser outro : o abuso dos mais graves. E o abuso, seja qual for, coloca a saúde em risco.

Para alcançar o mesmo efeito da luz solar, as camas de bronzeamento artificial estimulam a produção de melanina (pigmento que da cor à pele) por meio de lâmpadas que emitem ondas ultravioleta semelhante à luz do sol, mas em concentrações diferentes. Nas luzes artificiais o raio em maior quantidade é o UVA, enquanto no sol esse raio predomina apenas no período da manha e fim da tarde. No meio do dia há maior concentração do UVB, um raio superficial, porém mais agressivo e irritante. Ele causa danos como vermelhidão e queimaduras, sendo a longo prazo cancerígeno. O UVA tem maior penetração e provoca alterações celulares, como pigmentação intensa , manchas e rugas. Além disso, suspeita-se que gere tumores.Para sua maior segurança, certifique-se que o equipamento escolhido tenha o mínimo de raios UVB e nunca deixe de usar óculos protetores. Proteja as áreas mais sensíveis com protetor solar. Enfim, antes de se decidir a fazer ou não bronzeamento artificial, pergunte a opinião de um médico especialista, seja em medicina estética ou dermatologista.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

TRASTORNOS ALIMENTARES NO BRASIL

Ninfoplastía (Redução dos Pequenos Lábios Vaginais)

OBESIDADE NO BRASIL

TRANSTORNOS ALIMENTARES NO BRASIL

ATORES E ATRIZES NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.