Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Tropas britânicas se retiram do Iraque

 

Tropas britânicas se retiram do Iraque

O Reino Unido pôs fim nesta sexta-feira a seus seis anos de presença militar no Iraque, que começaram com a invasão liderada pelos Estados Unidos, em 2003, para derrubar o ditador Saddam Hussein (1979-2003).

Segundo o acordo assinado no ano passado entre Bagdá e Londres, os efetivos britânicos que permaneciam no Iraque --e que eram 46 mil em 2003-- deixaram o país esta semana, indicou o porta-voz da embaixada do Reino Unido à France Presse.

O Parlamento iraquiano não pôde votar antes das férias --que terminam em 8 de setembro próximo-- novo acordo entre Londres e Bagdá que permitiria que um pequeno contingente, de cem homens, ficasse no país para formar a Marinha iraquiana. Este grupo espera aprovação da medida no Kuwait. A maioria das tropas estava baseada na região meridional de Basra.

Durante o mandato do primeiro-ministro Tony Blair (1997-2007), o Reino Unido foi um aliado importante dos EUA quando o presidente George W. Bush (2001-2009) ordenou a invasão do Iraque, em março de 2003. Nestes seis anos, 179 soldados britânicos morreram no Iraque.

A retirada britânica acontece um dia depois que o governo de Londres iniciou formalmente o inquérito sobre a participação na guerra do Iraque, com anúncio de que Blair será chamado para depor. O responsável pela investigação, Sir John Chilcot, afirmou que a comissão, que deverá publicar suas conclusões até o final de 2010, não hesitará em ser crítica e anunciou que viajará pessoalmente ao Iraque e aos EUA para falar com dirigentes de a mbos países. "Se descobrirmos que foram cometidos erros, diremos abertamente", afirmou.

O primeiro-ministro Gordon Brown havia anunciado em junho passado a abertura de uma investigação independente para estudar uma das páginas mais polêmicas da história recente do país. Blair se declarou disposto a cooperar plenamente, apesar de a impopularidade do conflito ter sido um dos motivos primordiais de sua partida, em 2007.

Essa investigação ficará centrada em um período que vai de 2001 à atualidade.

Quase todos os soldados britânicos deixaram o solo iraquiano nos últimos meses.

Chilcot reafirmou que as audiências serão públicas, o mais frequentemente possível, e até disponíveis na internet. Mas por motivos de segurança nacional, alguns depoimentos seriam a portas fechadas.

A organização "Stop The War Coalition" (algo como Coalizão Parem com a Guerra, em inglês) considerou, no entanto, que este sistema permitiria esconder a verdade ao público. "A população britânica tem o direito de saber como e quando foi tomada a decisão de entrar em guerra, mas depoimentos importantes serão dados a portas fechadas e ninguém prestará juramento", destacou a coalizão, dizendo-se "quase certa" de que Blair vai depor a portas fechadas.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

George W. Bush, deixou o Iraque após visita surpresa ao país

Bush, Gates e Rice chegam de surpresa ao Iraque, diz Casa Branca

TRADIÇÕES DO NATAL AO REDOR DO MUNDO

ZEITGEIST EM PORTUGUÊS

Celulares do Hummer e Porsche

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.