Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

PANDEMIA DE GRIPE SUÍNA

 

PANDEMIA DE GRIPE SUÍNA

O governo do México mudou seus planos e decidiu manter o alerta pela epidemia de gripe suína no país, o epicentro da infecção pelo novo tipo de vírus influenza A H1N1, depois que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta quinta-feira que a doença atingiu o nível de pandemia.

"Diante dessa situação, não podemos remover o alerta [...] vamos mantê-lo por algumas semanas", disse o ministro da Saúde mexicano José Angel Córdova. Ele mesmo havia anunciado dias atrás que planejava suspender o alerta de epidemia da nova gripe.

O ministro afirmou que a decisão não significa que a declaração de uma pandemia tenha um impacto importante no México, porque o vírus no país "já está em uma fase endêmica e não em uma fase epidêmica".

As autoridades de saúde mexicanas informaram nesta quinta-feira que houve mais uma morte causada pela doença no país, o que eleva para 109 o número de mortos na epidemia. O total de registros de pessoas infectadas chegou a 6.403. No balanço divulgado pela OMS na manhã desta quinta-feira são registrados 6.241 casos no país e 108 mortes.

"O México está em uma fase de controle do vírus, que não vai desaparecer, mas haverá poucos casos, que serão controlados", disse o ministro da Saúde.

Na última segunda-feira, o coordenador da ONU (Organização das Nações Unidas) para Gripe Aviária e Segurança Alimentar, David Nabarro, disse que a reação demonstrada pelas autoridades mexicanas ao surto de gripe suína no país foi "excelente".

Nabarro elogiou o compartilhamento de informações com outros países e o funcionamento global do sistema de saúde, melhorado nos últimos anos graças à cooperação entre vários órgãos e governos. Ele ainda ressaltou a importância de diagnósticos eficientes serem obtidos em pouco tempo "para ajudar o mundo a se preparar para uma [eventual] pandemia".

"Moderada"

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, anunciou nesta quinta-feira a elevação para o nível máximo do grau de alerta por causa da gripe suína, mas afirmou que se trata de "uma pandemia moderada". A decisão de declarar a pandemia (epidemia generalizada) --a primeira em 41 anos-- foi tomada devido à abrangência mundial da doença, que já atinge 74 países, e não à periculosidade do vírus.

A última declaração de pandemia ocorreu em 1968, quando um surto de gripe causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Em todo o século 20, foram registradas três pandemias.

A transmissão intercomunitária do vírus, assim como a extensão geográfica dos novos casos, são os principais critérios analisados pela OMS para determinar a passagem da fase cinco para a fase seis, o nível máximo na escala de alerta de pandemias.

"Pandemia significa extensão [do vírus]. Mas um maior nível de alerta pandêmico não significa necessariamente que vamos ver um vírus mais perigoso ou que muita gente vá ficar gravemente doente", disse, em entrevista coletiva,

A última declaração de pandemia ocorreu em 1968, quando um surto de gripe causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Em todo o século 20, foram registradas três pandemias.

A transmissão intercomunitária do vírus, assim como a extensão geográfica dos novos casos, são os principais critérios analisados pela OMS para determinar a passagem da fase cinco para a fase seis, o nível máximo na escala de alerta de pandemias.

"Pandemia significa extensão [do vírus]. Mas um maior nível de alerta pandêmico não significa necessariamente que vamos ver um vírus mais perigoso ou que muita gente vá ficar gravemente doente", disse, em entrevista coletiva, a diretora-geral da OMS.

O anúncio desta quinta-feira, aguardado nos últimos dias, é a confirmação científica de que um novo vírus da gripe surgiu e rapidamente se espalhou pelo globo, e não que o vírus se tornou mais perigoso.

A OMS irá pedir aos laboratórios para acelerar a produção de uma vacina contra a gripe suína. A declaração também irá fazer com que governos invistam mais dinheiro em medidas para conter o vírus.

A diretora da OMS descreveu o vírus como "moderado". Ela salientou que a maioria dos casos é leve e não precisa de tratamento. Entretanto, existe o temor de que uma série de novas infecções possa lotar os hospitais, especialmente nos países mais pobres.

Cerca de metade das pessoas que morreram após contrair o vírus da gripe suína era de jovens saudáveis --público que normalmente não é suscetível à gripe comum, que atinge entre 250 mil e 500 mil pessoas por ano.

A decisão de aumentar o nível de alerta poderia ter sido tomada antes se a OMS tivesse informações mais acuradas em relação à Europa. Chan disse que ela convocou uma reunião de emergência para esta quinta-feira com especialistas em gripe depois que foram levantadas dúvidas sobre se alguns países, como o Reino Unido, estavam ou não reportando os casos registrados de forma cuidadosa.

Após o encontro, a diretora da organização disse que os especialistas concordaram que o vírus se espalhou mais do que estava sendo informado.

Na última quarta-feira, a OMS relatou que 74 países informaram sobre 27.737 casos da doença, incluindo 141 mortes.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: folha.uol.com.br

Saiba as medidas contra a gripe suína

GRIPE NO BRASIL

INFECTOLOGIA NO BRASIL

DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS NO BRASIL

EMPRESAS FARMACÊUTICAS NO BRASIL

MEDICAMENTOS ESPECÍFICOS NO BRASIL

Novartis produz vacina contra gripe suína

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.