Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Os Carros mais recomendados

 

Os Carros mais recomendados

A pesquisa Melhor Carro/Imagem das Montadoras, realizada em janeiro de 2009 pela Central de Inteligência Automotiva (Cinau), divisão do Grupo Germinal, revelou os modelos e marcas mais (e menos) recomendados por mecânicos independentes. Foram entrevistados 1,2 mil profissionais de reparação automotiva em todo o Brasil. Levou-se em consideração a relação custo/benefício, a qualidade mecânica dos automóveis e, também, a durabilidade das peças.

Dividida em sete categorias classificadas por tipo de veículo e motorização, a pesquisa revelou que o Fiat Uno é o veículo popular mais recomendado por mecânicos independentes aos seus clientes, com índice de 21,7%; seguido pelo Volkswagen Gol, com 20,8%; e Fiat Palio, com 14,4%.

De acordo com os mecânicos, o “carro dos sonhos” para a reparação automotiva é o Chevrolet Vectra, seguido pelo Honda Civic e Volkswagen Golf. O critério para escolher o “carro dos sonhos” é a durabilidade e facilidade de se encontrar peças de reposição.

Entre os veículos médios, com motorização que varia entre 2,0 e 2,4 litros, o Chevrolet Vectra é também o líder de recomendação, seguido pelo Astra.

Nos veículos com motorização acima de 2,5 litros se destacam dois modelos Chevrolet: Omega e Blazer, na primeira e segunda colocações, respectivamente. Em terceiro lugar, está o Volkswagen Jetta, que sucedeu o Passat citado nas pesquisas anteriores.

A pesquisa indica um crescimento gradual da presença de veículos das montadoras francesas e japonesas nas oficinas independentes, pois aparecem com mais expressão na pesquisa. Honda, Toyota, Citroën, Peugeot e Hyundai figuram entre os citados nos resultados.

Strada sai na frente entre as Picapes leves

A pesquisa aponta que a Fiat Strada é a picape leve mais recomendada pelos mecânicos independentes. Em segundo lugar está a veterana Volkswagen Saveiro, seguida em terceiro lugar pela Chevrolet Montana.

No segmento superior das picapes pesadas, a S10 lidera o ranking seguida pela Ford F250 Ranger, Toyota Hilux e Dodge Dakota. Segundo os mecânicos os critérios para escolher a melhor picape é principalmente a robustez do seu conjunto mecânico, item decisivo na compra de um ou outro modelo disponível no mercado.

Fiesta: líder entre os não recomendados

Os 1,2 mil reparadores independentes também revelaram os carros menos recomendados. O campeão de rejeição é o Ford Fiesta (12,2%), Volkswagen Gol 16V (11,2%) e Fiat Marea (6,1%). De acordo com a pesquisa, os mecânicos levam em conta a durabilidade insuficiente do veículo, pouca qualidade e baixa disponibilidade de peças de reposição.

Um ponto fundamental para o reparador recomendar ou não um carro é a experiência vivida no dia-a-dia de sua oficina com o modelo. O primeiro caso ocorre quando o veículo apresenta simplicidade de manutenção, que inclui itens como acessibilidade aos sistemas e componentes (pouca mão-de-obra para trocar peças, sem a necessidade de desmontagem de partes que não tem a ver com aquela a ser reparada), abundância de literatura técnica e facilidade de encontrar peças no mercado de reposição, com preços compatíveis ao valor do veículo.

No comparativo dos três últimos anos da pesquisa, o Fiesta se manteve na liderança da não recomendação, tendo apresentado pequenas variações para melhor. Saiu de 13,9% em 2006, subiu para 12,4% e agora tem 12,2%. Nas segunda e terceiras posições, Gol 16V, Marea e Ka, alternaram nesse período. Na última pesquisa, Gol e Marea foram os eleitos. Em 2007, foram Gol e Ka, e, em 2006, Marea e Ka.

A opinião do reparador refletiu os resultados de vendas por modelos zero km. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os veículos mais vendidos em 2008 foram VW Gol (13% da preferência do consumidor), o Fiat Palio (9%) e o Chevrolet Corsa (8,2%, na soma das silhuetas sedan e hatch).

Categorias: de 1.1 a 1.5

No final do século passado, Fiat, Chevrolet, Ford e Peugeot eram as únicas montadoras que ofereciam carros com motorização entre 1.1 e 1.5 litro no mercado brasileiro. Destas, os mais populares são os modelos Palio e Corsa, já que o Fiesta era importado, assim como o Peugeot 205, que tinha vendas inexpressivas. Isso explica o motivo pelo qual o Palio e Corsa lideram a lista dos mais recomendados. A novidade é o surgimento do Chevrolet Prisma, em terceiro lugar, desbancando o Fiat Uno, eleito em 2007 no lugar de outro Chevrolet, o Celta.

Na lista dos não recomendados, a novidade é o Palio (16,6% de rejeição) à frente do Fiesta (15%), que desde 2006 era o menos indicado pelos reparadores (21,9%, em 2007; e 18,7% em 2006). O Uno manteve-se na terceira posição desta categoria (6,6%; 8,9%; e 8,5%).

Nos anúncios do site WebMotors, o modelo 2006, com motor 1.4 litro, flex, 4 portas apresenta desvalorização de até 23,3% em relação ao preço Fipe, que avalia o carro em R$ 27.255.

De 1.6 a 1.9

Esta é uma categoria que tem apresentado poucas diferenças nos três anos de análise. O Gol continua sendo o mais recomendado, apesar de ter perdido quase 10 pontos percentuais na preferência do reparador (caiu de 41,4%, em 2007, para 31,5%, em 2008). Já o Palio superou o Corsa na preferência, subido de 5,1%, em 2007, para 5,8%, em 2008. Em 2006 o Palio não aparecia entre os três mais.

Entre os não recomendados, Palio e Escort mantiveram a primeira e segunda colocação, respectivamente. O terceiro lugar deste ano ficou com o Gol, em substituição ao Fiesta em 2007, que por sua vez substituiu o Gol em 2006.

Nesta categoria, a Palio Weekend Adventure com motor 1.8 litro é a mais marcante. A versão flex produzida em 2006 apresenta desvalorização de 23,4%, de acordo com os veículos anunciados no WebMotors, em relação ao preço Fipe, de R$ 36.540.

De 2.0 a 2.4

Nesta categoria não tem para ninguém. Os Chevrolet Vectra e Astra dominam a cena, seguidos do VW Santana. As posições estão consolidadas desde 2006 e não mudaram, apesar de uma pequena variação percentual medida a cada ano. O Vectra é, inclusive, o carro dos sonhos dos reparadores (veja matéria no quadro na página xx).

Em não recomendados, também não há surpresas: Fiat Marea é o recordista de rejeição, nos três anos de análise (26,5%, em 2008; 32,6%, em 2007; e 25,1%, em 2006). Na segunda e terceira posição, Vectra e Tempra alternam as indicações: em 2006 o Chevrolet ficou à frente do Fiat (14,8% x 10,7%), em 2007, foi o inverso, com 11,5% para o Tempra e 9,3% para o Vectra, e, em 2008, o Vectra voltou para a segunda posição com 11,9% dos votos contra 6,5% do Tempra.

2.5+

Aqui também não há muita novidade, com exceção do VW Jetta que surge em terceiro lugar na preferência do reparador, em substituição a outro VW, o Passat, que por sua vez tomou a posição da Audi, indicada em 2006. Nas duas primeiras posições, os Chevrolet Ômega e Blazer mostram que ainda são os prediletos na categoria.

Ocorre, no entanto, que os mesmos Chevrolet Ômega e Blazer são apontados como os carros não recomendados. O sedan de luxo lidera, com 22,1%, posição que ostenta nos três anos de pesquisa. O SUV Blazer melhorou um pouco no ranking, passando de segundo lugar, em 2006, para terceiro, em 2007, mantendo a posição em 2008. O Ford Taurus, que era o terceiro lugar em 2006, deixou a lista em 2007, dando lugar para outro Ford, a picape Ranger, que já chegou em segundo lugar em 2007, permanecendo assim em 2008.

Picape leve

Outra categoria que desde 2006 não apresenta novidades expressivas, tanto na lista de recomendados quanto na de não recomendados. Na primeira, Fiat Strada, VW Saveiro e Chevrolet Montana ocupam respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugares. No ranking de não recomendação, Ford Currier e Fiat Strada se mantém na primeira e segunda posições, e a Chevrolet Montana alterna a indicação com a Saveiro.

Picape pesada

Pela primeira vez, o Chevrolet S-10 ocupa a primeira posição na lista de recomendações dos reparadores na categoria Picape pesada, desbancando a Ford F250, que reinava absoluta nos anos anteriores, e caiu para a segunda posição este ano. Esta é a única categoria que apresenta uma marca diferente das quatro tradicionais, na preferência do mecânico, com a Toyota Hilux em terceiro lugar.

Se por um lado a S-10 desbancou a F250 na lista das mais recomendadas, por outro ela atingiu o maior índice de rejeição, passando a frente do Ford Ranger, que até então era a menos querida dos reparadores. Nesta categoria, o Dodge Dakota aparece também pela primeira vez, na terceira posição, em substituição da Chevrolet Silverado.

Quando questionados se recomendam algum carro aos seus clientes, 88,6% responderam que sim, na pesquisa feita durante o mês de janeiro de 2009.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: webmotors.com.br

Os 10 carros mais roubados no Brasil

CARROS ANTIGOS NO BRASIL

LOCADORAS DE CARROS NO BRASIL

REVENDEDORES DE CARROS NO BRASIL

PEÇAS PARA CARROS NO BRASIL

CARROS NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.