Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Mar de Minas: Tem cânions e água cor de esmeralda

 

Mar de Minas: Tem cânions e água cor de esmeralda

No sentido figurado, capitólio significa, de acordo com o dicionário Aurélio, "glória", "esplendor" ou "triunfo". A palavra também designa o templo romano dedicado ao deus Júpiter. Nos tempos modernos, virou sinônimo de edificações majestosas que servem de sede administrativa de uma cidade ou país.

No sudoeste de Minas Gerais, Capitólio é também um modesto município com pouco mais de 7,5 mil habitantes, que tem como glória ter sobrevivido às águas da represa de Furnas, que invadiram a então pacata localidade rural na década de 60. Hoje, o esplendor dos lagos formados pela barragem faz o município triunfar como destino turístico em ascensão.

A chamada "Cidade Rainha dos Lagos" está localizada a 475 quilômetros de São Paulo e a 284 quilômetros de Belo Horizonte. A barragem encobriu um quarto de seu território, além de municípios vizinhos, delimitando uma área que ganhou o apelido de "Mar de Minas" - a represa possui quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara.

Os lagos verde-esmeralda são circundados por cânions que alcançam até 20m de altura. Essa característica faz de Capitólio um destino diferente de outras localidades do sul de Minas. Para conhecê-los, a melhor opção é um passeio de lancha ou chalana. Os amantes dos esportes radicais logo encontrarão os paredões mais propícios para praticar escaladas.

Por água ou por terra, é possível ainda descobrir outros dos paraísos escondidos no município: as cachoeiras. Algumas são cascatas volumosas que deságuam em poços em meio à tranquilidade da mata. A do Lago Azul, por exemplo, fica a 31 quilômetros do centro, com acesso pela MG-050. O local possui infraestrutura para dar conforto ao visitante, que pode passar lá um dia inteiro, e é cobrada uma taxa de preservação ambiental para visitação.

Outro passeio imperdível em Capitólio é subir o Morro do Chapéu. Ponto mais alto da cidade, com 1.293m, o mirante oferece vista para o Lago de Furnas e os municípios do entorno. Lá no alto, a vegetação rasteira é casa de flores silvestres e animais como tatus, lobos e tamanduás, além de circundar diversas nascentes.

Com tanta água, não é de se estranhar que a especialidade gastronômica de Capitólio sejam pratos à base de peixe. As traíras e tilápias são preparadas até como churrasco. O tradicional frango caipira também faz sucesso por aqui, afinal, Capitólio tem mar, mas ainda é mineirinha.

Para dicas de hospedagem, visite o site da cidade: www.capitolio.mg.gov.br

Fonte: turismo.terra.com.br

Britney Spears de lingerie no mar de Malibu

CONDIÇÕES DO MAR PARA SURF NO BRASIL

RESTAURANTES E LANCHONETES DE PEIXES E FRUTOS DO MAR NO BRASIL

COMPRA E VENDA DE PEIXES E FRUTOS DO MAR NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.