Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Relacionamento na terceira idade

 

Relacionamento na terceira idade

Ter um relacionamento afetivo não é privilégio dos jovens e adolescentes, pois os idosos estão superando preconceitos e descobrindo que também podem ser felizes e realizados no amor. Antigamente homens e mulheres se sentiam fadados à solidão após a morte ou separação do cônjuge, mas hoje eles vislumbram a possibilidade de ser feliz após anos de dedicação a família e ao trabalho.

As pessoas dessa faixa etária estão em busca de um relacionamento para ter companhia, alguém com quem conversar, passear, viajar, cuidar da saúde e até para fazer sexo. As pesquisas têm comprovado uma melhora no estado de saúde e na qualidade de vida nas pessoas com vínculos emocionais saudáveis.

Diferentemente dos adolescentes, a maioria dos idosos já passou por um ou mais relacionamentos, por isso a cobrança e o ciúme tendem a ser praticamente inexistentes.

Outro fator que contribui para que o relacionamento tenha sucesso é que nessa fase da vida a auto-estima tende a ser maior e as expectativas com relação ao outro e a vida são menores. 

No idoso não há mais a ansiedade do jovem, a necessidade de experimentar de tudo, ir contra todos. Não há mais o desejo de conquistar o mundo e o medo quanto ao futuro. Geralmente nessa fase tudo já foi visto, experimentado e conhecido, e é por isso que o relacionamento fica mais tranqüilo, desinteressado e leve. Vive-se o momento.

É como se nos adolescentes a angústia da paixão fosse uma tempestade em alto mar, nos jovens uma chuva na cidade, nos adultos uma garoa no campo e nos idosos uma leve brisa de primavera.

No entanto, infelizmente muitas pessoas ainda têm que superar a família que não aprova o relacionamento, dar explicações aos filhos e netos e enfrentar o preconceito da sociedade. Para solucionar essas questões é preciso bastante paciência, autonomia, auto-estima e confiança de que está fazendo a escolha certa. Uma noticia boa é que geralmente quando os filhos e netos vêem que o familiar está se sentindo feliz, saudável e realizado tendem a aceitar e até apoiar a relação. Para os casais que chegaram juntos a terceira idade, mas que nunca tiveram um relacionamento forte, com cumplicidade e harmonia essa é a época de ?passar a relação a limpo?, pois nesse período estão sozinhos em casa e precisam da ajuda e cuidado do outro.

Uma forma de começar a re-escrever essa história é deixar os erros e implicâncias do passado para trás, porque ficar remoendo o que já aconteceu há anos só irá aumentar a discórdia do casal. Outra dica é refletir sobre o que houve de bom em toda essa história, o que foi construído junto e o os manteve ligados por tanto tempo e se apegar nas coisas boas que persistiram com o passar dos anos. Por isso, é preciso superar traumas, mitos e lendas a respeito do envelhecimento para que se continue vivendo com felicidade, amor, qualidade e felicidade. Superar tudo isso poderá ajudar muitos idosos a voltar a viver e ver graça na vida. Afinal, pessoas de qualquer idade precisam de afeto, amor, atenção, companhia e cuidados.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Como saber se seu relacionamento tem futuro

Homem constrói esposa perfeita robótica

Ellen DeGeneres vai se casar após aprovação da união gay

Diretor-geral da TV Brasil deixa o cargo

Madonna e Jesus Luz se casam

ICQ vira pasta de dente na internet

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.